1ª Série aprende sobre aconselhamento genético na disciplina “Biotecnologia: BIOética ou bioÉTICA” - Colégio Pio XII

Nós temos a ciência de que todas as profissões são importantes para o bom deenvolvimento da sociedade onde vivemos. Mas, é inegável o fascínio que a medicina deperta em nossos alunos, familiares e nas pessoas de uma forma geral. Afinal, ser médico (a) é ser responsável por curar pessoas, por salvar o nosso bem mais precioso que é a vida.

Para instigar seus alunos e também trablhar a cidania com os mesmos, a professora Lorayne Pedrosa perguntou aos estudantes da 1ª Série do Ensino Médio: ” Já pensou em ser médico por um dia e ter a oportunidade de entender como funciona a relação entre médico e paciente?”
A dinâmica proposta foi realizada na disciplina “Biotecnologia: BIOética ou bioÉTICA”, onde os alunos fizeram um estudo de caso e precisaram assumir a mente desse profissional da Saúde para efetivar um aconselhamento genético completo.

Os estudantes aprenderam na teoria e nesse exercício prático que o aconselhamento genético consiste em verificar a probabilidade de uma doença genética ocorrer em uma família. Com essa probabilidade, é possível orientar casais que pensam em ter filhos, mas apresentam grande probabilidade de transmitirem alguma patologia ou malformação, por exemplo.

Eles aprenderam que nesse procedimento cada dia mais comum, durante a consulta o médico irá realizar um levantamento de todo o histórico pessoal e familiar do paciente e, em posse dessas informações, irá verificar o risco de um paciente herdar ou transmitir uma doença genética. Na Medicina moderna, já é muito usado também na prevenção de algumas doenças. Outro ponto importante que aprenderam foi que havendo indicação, será necessário a realização de testes genéticos para confirmação da doença e o risco de recidiva da doença na família.

Poucas vezes nós vimos essa turma tão entusiasmada com um tema e tão focada em realizar um excelente trabalho. Ao final, professora e alunos estavam embuídos pelo sentimentos de sucesso e de dever cumprido. Será que teremos muitos futuros médicos e médicas, saídos dessa turma, depois dessa aula maravilhosa? Essa informação não temos como sequênciar hoje, mas nossos corações se encheram de esperança de que eles foram tocados pela magia que é poder curar alguém.