Tapetes sensoriais fazem sucesso na Creche Pio XII - Colégio Pio XII

Notícias

Quando se trata da primeira infância, tudo (absolutamente tudo) é novidade para os nossos bebês, desde novas cores e paisagens à sentimentos e sensações. Todas essas informações são captadas pelo nosso Sistema Sensorial, os cinco sentidos, que geram impulsos nervosos em nosso corpo, ajudando-nos a compreender o ambiente em que estamos.

É recorrente na Pedagogia Moderna a premissa de que toda aprendizagem na primeira infância se dá de forma efetiva a partir dos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. Por isso, a importância das atividades sensoriais. São  elas que sensoriais permitem que nossos pequenos alunos conheçam o mundo ao seu redor de diferentes formas. Assim, eles se descobrem, se aceitam, gostam de si, do seu entorno e ainda fortalecem vínculos.

Para que todos entedam melhor,  é preciso saber que assim que nascemos, nosso cérebro começa a fazer conexões entre os neurônios que transmitem e armazenam informações. Até os 7 anos, ocorre o ápice dessas conexões. Estimulando os cinco sentidos, os neurônios são ativados.  Cada conexão associa uma informação à outra e vai produzindo pensamentos inovadores e criativos. As conexões não utilizadas, são eliminadas por meio de um processo natural de seleção. Desse jeito, o cérebro pode investir mais energia em um repertório cada vez mais sofisticado.
Por saber da importância de estimular o Sistema Sensorial de seus mimos, a Professora da nossa Creche, Gislaine Alves, realizou uma atividade lúdica envolvendo um dos nossos sentidos. Para conhecerem novas texturas através do tato, a tia Gigi criou “Tapetes Sensoriais” utilizando vários utensílios do dia à dia. É encantador o quanto eles acham surpreendente coisas que, para nós, já é normal.