A Base Pedagógica

Os princípios pedagógicos do Colégio Pio XII baseiam-se nos quatro pilares da educação, onde o aluno será levado a aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver, e aprender a fazer. Enfatiza-se um ensino dinâmico e criativo, com base na vivência do aluno, considerando valores éticos, morais, estéticos e políticos do seu desenvolvimento, abordando temas sociais na apresentação dos conteúdos de forma prática, conforme a realidade em que o discente está inserido, valorizando a participação e a iniciativa dos alunos. Trata-se, portanto, de uma linha Sociointeracionista, cujo foco está na interação. Na aprendizagem, os contextos históricos, sociais e culturais são importantes fontes, e os conceitos científicos se dão a partir de conceitos cotidianos, ou seja, o conhecimento real do aluno é o ponto de partida para o conhecimento a ser adquirido. A liberdade assegurada na responsabilidade norteia a formação de um educando habilitado à vida em sociedade, não suprimindo da infância o verdadeiro sabor de infância.

As atividades diversificadas são promovidas de acordo com o contexto educacional, baseando-se em uma aprendizagem significativa, em que práticas de participação solidária e de incentivo ao trabalho coletivo valorizam a cultura trazida pelo aluno e fomentam o exercício da sua plena cidadania. Por isso, favorecemos o desenvolvimento de atividades culturais, seminários, palestras, encontros, dinâmicas de grupo, e informação profissional, além da contextualização dos conteúdos escolares, a partir de aulas de campo, experimentação, oficinas, aulas ao ar livre e em laboratórios de Ciências e de Informática, entre outras atividades que possam contribuir para uma formação consciente, baseada em vivências dentro do contexto social, político e econômico da sociedade atual. Oportuniza-se, também, uma maior integração entre a escola e a comunidade, não perdendo de vista as responsabilidades necessárias em cada ação, onde as relações democráticas, o respeito pelo outro, o diálogo e a construção coletiva serão sempre valorizados.

Assim, acredita-se que o comprometimento do educando, dos educadores e da comunidade em geral favorecerá sempre a formação integral dos alunos, oportunizando uma aprendizagem em todos os âmbitos, baseada em uma análise crítica da realidade e estimulando o gosto pelo conhecimento.

Tenho interesse

Envie seus dados que entraremos em contato.