Proposta Pedagógica - Colégio Pio XII

Princípios Pedagógicos

Os princípios pedagógicos baseiam-se em uma educação com valores Cristãos, que promovem o desenvolvimento afetivo, físico, intelectual, social, volitivo e transcendente, cuidado para que haja a formação humana da criança e do adolescente.  Conduzindo o aluno para a construção de bons hábitos que os levem a maturidade progressiva das virtudes humanas, para a prática do bem, valorizando a participação e a espontaneidade dos alunos.

A liberdade assegurada na responsabilidade norteará a formação de um educando habilitado à vida em sociedade, não suprimindo a aprendizagem oportuna (estimulação organizada) para que alcancem a educação da vontade de acordo com a sua condição pessoal, ou seja, o nível de maturidade neurológica de desenvolvimento e aprendizagem.

Entendemos que para alcançar a excelência como ser humano, é necessário que haja a participação ativa da família na educação das crianças e jovens e também uma transformação consciente em que os alunos ao longo da sua jornada acadêmica, sejam capazes por si, fazer as melhores escolhas, desenvolvendo: Responsabilidade, disciplina, compaixão, amizade, ordem, coragem, perseverança, honestidade, lealdade, fé e capacidade para ser útil ao trabalho.

Ao aplicar os conteúdos didáticos, o Colégio tem o cuidado de selecionar o que será aplicado para a formação do imaginário, a fim de que esteja coerente com as crenças e valores familiares.

Os recursos utilizados para alcançar os objetivos acontecerão por meio de projetos institucionais que promovam atitudes virtuosas, acompanhamento do aluno de forma individualizada.

Os projetos contemplam a participação ativa dos pais, pois entendemos que eles têm papel fundamental na educação oportuna dos seus filhos e que os estímulos são o fundamento para uma educação de excelência.  Com o forte apoio da família, as crianças apresentam maior capacidade de adaptação, solução de problemas, de aprendizagem, melhor qualidade nas brincadeiras e melhor competência social nas relações entre iguais.

A escola propiciará relação frequente entre professores e os pais para prestar-lhe um assessoramento educativo de qualidade.

Atividades diversificadas serão promovidas de acordo com o contexto educacional, abrangendo conceitos e vivências além do currículo educacional.

Na Educação infantil os alunos terão projetos de psicomotricidade, educação socioemocional, aulas de lego, ciranda de livros, aulas para contação de histórias, horticultura, musicalização, Método Fônico para a alfabetização e Inglês. Além de projetos atitudinais e festas comemorativas.

O Ensino Fundamental anos iniciais e finais, os projetos e aulas contemplam atividades curriculares e extra-curriculares: Empreendedorismo, Educação Financeira, Desafios Matemáticos, Educação socioemocional, literatura, aulas para contação de histórias, horticultura, musicalização, Método Fônico para a alfabetização e Inglês. Além de projetos atitudinais e festas comemorativas.

Projetos pedagógicos como: Acolhida e carnapio, momento cívico, Tenda da honestidade, gincana da solidariedade, jogos internos, Sarau literário, feira empreendedora, ciclo de orientação profissional, escola para os pais, empreendedorismo social, ação de graças, dia da consciência negra e de todos os povos, projeto virtudes, dia da gentileza e o projeto literário.

Metodologia

Os fundamentos políticos–filosóficos estão pautados na formação humana dentro de valores e princípios éticos e morais, que possam aperfeiçoar a pessoa humana, educando a sua vontade e promovendo maturidade progressiva de hábitos virtuosos como: Responsabilidade, disciplina, compaixão, amizade, ordem, coragem, perseverança, honestidade, lealdade, fé e capacidade para ser útil ao trabalho, resguardada às especificidades para cada idade. Assim promovendo o desenvolvimento integral, contemplando habilidades, atitudes e emoções que contribuam na formação de pessoas conscientes e felizes. Para alcançar o desenvolvimento integral dos alunos, a Família é o pilar principal e é protagonista nessa condução.

Atividades diversificadas serão promovidas de acordo com o contexto educacional, e basear-se-ão em uma aprendizagem significativa, em que  práticas de participação solidária e de incentivo ao trabalho coletivo valorizem a cultura trazida pelo aluno, favorecendo, assim, o desenvolvimento de atividades culturais, seminários, palestras, encontros, dinâmicas de grupo, informação profissional, além de contextualização dos conteúdos escolares, a partir de aulas de campo, experimentação, oficinas, entre outras atividades que possam contribuir para uma formação consciente baseada em vivências dentro do contexto social, político e econômico da sociedade atual. Pretende-se, outrossim, buscar incansavelmente uma maior integração entre a escola e a comunidade, sem perder de vista as responsabilidades necessárias em cada ação, onde as relações democráticas, o respeito pelo outro, o diálogo e a construção coletiva serão sempre valorizados.

Dessa forma, acredita-se que o comprometimento do educando, dos educadores e da comunidade em geral favorecerá sempre a formação integral dos alunos, oportunizando uma aprendizagem em todos os âmbitos, baseada em uma análise crítica da realidade e estimulando o gosto pelo conhecimento.

MISSÃO

Formar, através de uma educação de qualidade, pessoas do bem, capazes de modificar positivamente o mundo à sua volta, e se tornarem adultos felizes e bem sucedidos.

Tenho interesse

Envie seus dados que entraremos em contato.

Convidamos fazer uma visita à nossa escola e conhecer nossa infraestrutura, além de ver de perto nossa metodologia na prática. Mais do que profissionais, somos felizes com o que fazemos.

*Campos de preenchimento obrigatório.