LER É O MELHOR REMÉDIO - Colégio Pio XII

Notícias

O ato de ler não representa apenas a junção de letras em sílabas para a formação de palavras, vai muito além disso. Ler é analisar, relacionar, comparar, e é, sobretudo, interpretar.
IMG_4274 IMG_4272 IMG_4273Como desenvolver a competência leitora numa juventude cada vez mais distante dos livros? Numa sociedade preocupada mais com o ter do que com o ser. Sabemos que a tarefa não é fácil, todavia o que é fácil em educação? Sendo assim, só nos resta arregaçar as mangas e oferecer aos nossos jovens uma literatura de qualidade, que amplie  sua visão de mundo, que os leve a lugares distantes e a épocas passadas, que os faça refletir sobres questões atuais; enfim, levando-os a enfrentar com tranquilidade os desafios vindouros: Enem, vestibulares, mercado de trabalho, entre tantos outros. Para alcançarmos esse objetivo, várias obras literárias foram adotadas neste 1º trimestre.  Conheça um pouquinho de cada uma delas.
IMG_4285 IMG_4331 IMG_43336º Ano – “A pirâmide maldita“, de Thomas Brezina.    A Turma dos Tigres, quatro jovens em busca de aventureiros, fazem uma viagem ao “Egito Antigo”.

7º Ano – “Os ziskisitos e a casa mal-assombrada”, de Sílvia Strufaldi.    Caio pede ajuda aos seus amigos para desvendar o mistério que envolve a casa que a mãe dele recebera como herança. Será que fantasmas assustadores haviam tomado posse da casa do avô de Caio?

8º Ano – “O Guarani“, adaptação e roteiro de Ivan Jaf. Perigos e desafios, batalhas e a apaixonante história de amor entre o destemido Peri e a bela Ceci nos tempos da colonização do Brasil.

9º Ano – “A outra face“, de Deborah Ellis.   Parvana, 11 anos, vive no Afeganistão. O pai é preso pelos talibãs e a valente menina assumirá uma nova identidade para ajudar sua família.

1ª Série – “A viagem de Parvana“, de Deborah Ellis.   Nessa nova aventura, Parvana percorrerá o Afeganistão (destruído pelos conflitos) a fim de reencontrar mãe e irmãos, após perder o pai. No caminho, terá como acompanhantes  um bebê, uma órfã e um menino mutilado.

2ª Série – “O estudante“, de Adelaide Carraro.    Relata a história de um jovem que teve sua vida e seu lar destruídos ao se embrenhar no vício das drogas.

3ª Série – “Primórdios da Literatura Brasileira“, roteiro e adaptação de Ronaldo Antonelli. Em quadrinhos, três obras representativas do Quinhentismo brasileiro, são apresentadas: “A Carta de Caminha”, “Na aldeia de Guaraparim”, de Anchieta e “Tratados da terra e gente do Brasil”, de Fernão Cardim; fornecendo uma panorama do Brasil nos primeiros séculos de sua história.

Além das obras citadas, os alunos do 6º ao 9º Ano nas aulas de Língua Portuguesa, ao utilizarem o material de apoio adotado (Interpretação de textos – desenvolvendo a competência leitora, de William Cereja e Ciley Cleto), analisam grande diversidade de textos, utilizando linguagem verbal, não verbal e mista: contos, crônicas, poemas, charges, cartuns, telas, fotografias, tiras, gráficos, entre outros.
IMG_4295 IMG_4298

Aguarde, pois em breve apresentaremos as obras literárias adotadas para o 2º e o 3º trimestres.