Como trabalhamos e nossos horários de funcionamento

A creche PIO XII destina-se a crianças de quatro meses a três anos de idade, tendo em vista que essa faixa etária necessita de cuidados mais individualizados. As crianças costumam ser recepcionadas no parquinho para um dia festivo cheio de atividades com os colegas de turma. E, ao chegar a hora de ir embora, as mesmas são apanhadas na sala de aula e mostram-se felizes pelo dia que tiveram.

Manhã Das 7h às 13h
Tarde Das 13h às 19h
Integral Das 7h às 19h

Instalações

Conheça os detalhes de nossa estrutura

As salas de aula evidenciam o cuidado para tornar o ambiente de aprendizagem confortável e harmonioso. Não possui mesas e cadeiras, para o pequeno ter espaço para dar asas à sua imaginação. São arejadas, com luminosidade natural, sendo que os dengos têm espaço para guardar a mochila, e a caminha para quando o sono chegar.

O material é rico e diversificado, o que permite que a criança vivencie experiências enriquecedoras com a mediação da professora, que estimula a criança a aprender, observando-a e avaliando-a, a fim de entender sua individualidade para que possa auxiliá-la no ritmo apropriado.

O cardápio é confeccionado por nutricionista, balanceado de acordo com as necessidades proteico-calóricas dos alimentos. Também observa os detalhes, desde a forma como se apresenta a comida, até as vasilhas nas quais os alimentos serão oferecidos. O cardápio é enviado semanalmente para os pais por meio das agendas.

Quem fica no horário integral recebe almoço, jantar e lanches em dois horários. As crianças experimentam alimentos diferentes e compartilham a companhia dos colegas. As refeições são preparadas na cozinha com infraestrutura completa.

Biblioteca, Informática e Artes

Outras estruturas para outros conhecimentos

Nossos alunos visitam a biblioteca uma vez por semana e lá participam das “contações de histórias”, e muitas vezes pedem para recontá-las. Ouvir e contar histórias aguçam a imaginação e criatividade. Também visitam o laboratório de informática semanalmente, momento em que têm a oportunidade de surpreender a todos com a facilidade que mostram diante do computador, porque, talvez sem medo de errar, vão vencendo os desafios facilmente.

Nas aulas de artes, presencia-se uma festa. Quanto prazer eles exibem nos rostinhos ao segurarem os pincéis nas pequenas mãos para misturar tintas, cores e criarem o que desejam. Verdadeira obra de arte! Com as aulas de psicomotricidade, espera-se desenvolver nos pequenos a independência e autonomia, no sentido de ajudá-los a crescer de forma segura, ensinando-os a descobrirem as potencialidades do corpo, ajudando-os a andar com as próprias pernas.

A capoeira também está presente na creche PIO XII, porque é expressão cultural brasileira que mescla arte, esporte, cultura popular, músicas e brincadeiras, tudo especialmente adaptado para a idade de nossos “atletas mirins”. A música está presente na creche PIO XII no sentido de levar nossos aluninhos a desenvolverem percepção musical desde a mais tenra idade, permitindo que entrem em contato com vários ritmos.

O Inglês é trabalhado por meio de música, vídeos e joguinhos e é maravilhoso constatar o quanto eles se deliciam nas aulas. O Teatro é pensado de forma que a criança possa soltar a imaginação por meio das intervenções do professor, que procura desde cedo instigar uma maneira de a criança se expressar de diversas formas.

Parquinho

O parquinho da creche PIO XII oferece brinquedos coloridos, resistentes, idealizados para a faixa etária que atendemos. A areia é rastelada todos os dias e mensalmente é tratada. As crianças não se cansam de subir, descer, abrir, fechar, entrar e sair e, sobretudo, de fazer “belos bolos de areia”.

Brinquedoteca

Sala de múltiplas atividades. Aqui a criança pode viver no seu mundinho e desenvolver quantos personagens quiser, uma vez que por meio do jogo simbólico vão aprendendo a se expressar e se percebem parte do mundo. Nada mais estimulante que levá-los a esse mundo de faz-de-conta.

Natureza

A creche PIO XII está inserida em um espaço de 5 mil metros quadrados, e aqui a criança pode observar preás em seu próprio habitat, além de notar que os bichinhos se alimentam, respiram e fazem ruídos. Na horta do PIO XII, os pequenos podem acompanhar o crescimento dos legumes e folhas, o que os ajuda a desvendar os segredos do mundo que o cerca.

Faça uma visita

Outras estruturas para outros conhecimentos