Equipe do Colégio Pio XII visitou o Orfanato Fraternidade Oração, para a entrega dos brinquedos doados pela comunidade escolar, em dezembro do ano passado, na campanha Natal Solidário, promovida pelas então Professoras do 1º Período – Cláudia e Eva. Vale registrar que a entrega foi realizada neste mês de Janeiro devido às fortes chuvas que ocorreram no final do ano passado, com conseqüente dificuldade de acesso, e também por opção da Diretoria da instituição.
No entanto, a entrega – aparentemente extemporânea – foi motivo de enorme alegria para as crianças atendidas pela obra social, que se emocionaram ao receber os brinquedos. Como a garotada não pode ser fotografada, fica faltando aqui o registro do encantamento que vimos naqueles rostinhos.
Ao chegarmos, fomos recebidos pela Assistente Social do Orfanato, Magnólia Cadete, que nos contou um pouco sobre o funcionamento da Fraternidade Oração. A casa recebe atualmente onze crianças de 03 a 12 anos, de acordo com o estatuto vigente (até o ano passado a faixa etária ia até 18 anos). Os adolescentes internos que já se encontravam na casa, e que agora estão fora da idade permitida, continuam recebendo assistência, contudo o espaço físico é agora totalmente dedicado e adaptado para crianças. As que freqüentam a rede municipal de ensino contam com ônibus que as buscam na porta do Orfanato. Para os atendimentos na área da saúde, a casa conta com o trabalho voluntário de um Médico, além dos casos que são por ele encaminhados à Unidade de Saúde do bairro.
Na casa há a visita de padres uma vez por mês, sendo o catolicismo a religião predominante. Contudo, como a obra social é uma fundação independente, as crianças recebem, também, a visita de outras religiões.
A casa sobrevive de contribuições fixas de um grupo de pessoas, além de doações espontâneas e, também, de 40% das vendas de um bazar localizado em Vila Velha. Móveis, eletrodomésticos e outros bens doados à Fraternidade, quando não necessários à funcionalidade da casa, são encaminhados ao bazar, para que a renda obtida possa ser utilizada nas muitas despesas de manutenção, como o pagamento dos doze funcionários, todos regidos pela CLT. Então, toda doação é muito bem vinda, mas a Diretora da casa recomenda que, se possível, o doador telefone para tomar conhecimento da real necessidade das crianças. Ela reforça, também, que toda mobília, roupa, e doações em geral podem ser recolhidas pelo motorista do Orfanato, caso não seja possível a entrega na obra social.
Caso as pessoas queiram fazer uma visita, é imprescindível agendar com a Diretora, pois todas as visitas são agendadas, exceto nos meses de novembro e dezembro – que é quando a casa mais recebe doações.
Se você se interessou por ajudar a Fraternidade Oração, anote aí os telefones do Orfanato: 3242 3675 e 9 9992 9519.
Confira aqui fotos do espaço física do orfanato