Cultivar uma horta não significa apenas valorizar a alimentação saudável, mas também, beneficiar o meio ambiente, permitindo às crianças o acesso a uma experiência prática na produção de hortaliças.
Pensando nisso, a Professora de Ciências Raquel deu início ao plantio da nossa horta escolar na segunda semana de abril, organizando as turminhas da Ed. Infantil e Ensino Fundamental 1 e suas professoras regentes.
Todas as terças-feiras uma das turmas começa os preparativos, plantando as sementes ou os bulbos em locais separados, no “berçário de sementes”. Quando os brotos começarem a crescer e ficarem fortes, eles serão transplantados para os canteiros da horta.
Já foram plantados a cebola e o alho, pelas turmas do 1º Ano A e B, respectivamente. A turminha do 1º Período plantou sementes de tomate dentro de garrafas pet, utilizadas como vasos. Assim que as mudas estiverem no ponto adequado de desenvolvimento, também serão transplantadas para o canteiro da turma.
As outras turmas vão começar o plantio de acordo com o cronograma feito Professora, seguindo o mesmo processo, com exceção das hortaliças de plantio direto, em que as sementes são plantadas direto no canteiro.
Os alunos irão regar as plantas regularmente, limpar os matinhos e cuidar bem dos canteiros, até chegar a melhor parte da atividade: a colheita. Aí, é só festa.