Inteiramente integrada ao Projeto Político Pedagógico do Colégio Pio XII, a Profª Penha Pompermayer está sempre realizando atividades que visam promover a formação cidadã dos seus alunos, oportunizando uma formação educacional, cultural e social suficiente para que eles, partindo de sua própria capacidade, estabeleçam uma vida digna e satisfatória para si mesmos e para a sociedade.
“Nós fazemos nossas escolhas, somos responsáveis pelo que plantamos, então devemos estar preparados para os frutos que serão colhidos. Quando boa a semente, fértil o solo para o plantio, e atenção nos cuidados necessários para o desenvolvimento, não tem como a colheita não ser de bons frutos.”, diz a nossa grande mestra.
Ontem, 5ª feira/02, o 5º Ano teve a oportunidade de colocar em prática o que foi trabalhado nos conteúdos que estão sendo desenvolvidos, em particular na disciplina de História, na qual os temas abordados estão diretamente ligados à realidade que o povo brasileiro está vivendo neste momento: os três Poderes e suas funções, e as eleições que ocorrerão no próximo domingo/05.
Devidamente documentados com carteira de identidade e título de eleitor “de mentirinha”, os nossos aprendizes de cidadãos se dirigiram à “Seção Eleitoral” montada no Laboratório de Informática, onde foram recebidos pelos “mesários” Supervisora Elizabeth Leal e Cabo PM Ronaldo Duarte. Conferidos os “documentos”, eles foram sendo encaminhados à “cabine eleitoral”, onde, ao fim do voto, puderam escutar o característico barulhinho da urna.
A fila dos “eleitores” contou com a presença de uma Policial Militar(de verdade), a Soldado Thaís Nascimento Leão Nunes, que garantiu a ordem no local e coibiu a “boca de urna” que uma “cabo eleitoral” tentou fazer três vezes, o que resultou na sua “prisão”.
Outra simulação de possível ocorrência numa eleição foi a de um “eleitor” cujo número da identidade havia sido digitado diferente do que constava do mapa dos mesários, o que exigiu a confecção de uma ata, para viabilizar o voto daquele pequeno cidadão.
E também queremos registrar que a garotada levou para a cabine de votação a “colinha” que o Pio XII distribuiu para os funcionários e as famílias dos nossos alunos, para anotação dos números dos candidatos escolhidos.
Tudo correu muito bem com a nossa “eleição”, que durou apenas 22 minutos, e foi encerrada com uma aula final sobre o tema, quando os nossos 28 pequenos eleitores foram parabenizados pela Presidente Mantenedora Dª Thereza, pelo Cabo Duarte e pela Profª Penha, ouvindo deles as últimas considerações sobre a relevância desse momento histórico da democracia e a importância do voto consciente e responsável.
Em nome dos alunos, falou lindamente Paulo Henrique Nascimento Lyra.
Clique aqui e confira as fotos!