O goalball é uma modalidade esportiva criada em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e pelo alemão Sepp Rendle, com o objetivo de reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que haviam ficado cegos nos campos de batalha. É jogado em quadras com as mesmas dimensões da quadra de voleibol, e cada equipe pode ter, no máximo seis atletas (três titulares e três reservas), todos vendados ou utilizando óculos opacos que impeçam totalmente a visão dos jogadores.
Com o objetivo de socializar os atletas deficientes visuais do”ILBES- Instituto Luís Braille do Espírito Santo” que praticam essa modalidade esportiva, aos sábados, na quadra poliesportiva do Colégio Pio, sob o comando do nosso querido Prof. Robson Mauro e da Profª Adriana de Novaes, esses vocacionados profissionais entraram em contato com a Federação Capixaba de Goalball e partiram para a realização do I TORNEIO CAPIXABA DE GOALBALL, que aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de junho, aqui no Pio XII.
Dado o objetivo do evento, o regulamento do nosso Torneio foi adaptado, com normas menos rígidas em relação às da Confederação Brasileira de Goalball, e cada equipe passou a ser composta por dois deficientes visuais e um aluno Pio XII. O resultado foi admirável, com os nossos meninos e meninas dando um show de integração e sensibilidade no trato com os atletas cegos, e se empenhando muito nessa desafiante tarefa de jogar totalmente vendados, e guiando-se apenas pelo ruído do guizo que existe dentro da bola rolando em quadra.
Neste primeiro torneio, tivemos a participação de Mateus Marcel (6º Ano B), Matheus Valente e Matheus Araújo (8º Ano), Carolina Bernardes, Larissa Faria e Thaísa Afonso (9º Ano), Lívia Pelis e José Udson Gonçalves (1ª Série E. Médio). Eles tiveram um ótimo desempenho, jogando com as “feras” do ILBES, inclusive Ana Júlia Fernandes e Natielle Carolina, que integram a Seleção Brasileira de Goalball. E a grande surpresa da final feminina, na manhã do último domingo, foi Cassandra, mãe da Larissa Faria, que jogou substituindo a filha contundida e marcou dois pontos.
Na premiação, a nossa Presidente Mantenedora Dª Thereza fez questão de comandar a entrega de medalhas a todos os atletas, inclusive aos artilheiros e artilheiras, e troféus às equipes participantes. Na disputa feminina o placar ficou assim: Vitória – 4º lugar, Cariacica – 3º lugar, Vila Velha – 2º lugar, e a grande campeã – Serra. Já na disputa masculina, o resultado foi: Vila Velha – 4º lugar, Cariacica – 3º lugar, Vitória – 2º lugar, e Serra em 1º lugar.
Foi realmente muito bonito de se ver, e as famílias dos nossos alunos que compareceram ficaram encantadas e teceram comentários muito elogiosos a mais esta realização do Colégio Pio XII. Mas todos os louros nós transferimos ao “tio” Robson, este nosso admirável educador que é pura sensibilidade no exercício de sua profissão, e tem obtido resultados que nos emocionam a todos quando o seu trabalho se direciona a portadores de necessidades especiais, sua grande “especialidade”.