Feliz Dia do Pedagogo a esses profissionais maravilhosos! - Colégio Pio XII

Notícias

Hoje, em especial, deixamos nosso carinho a todos os pedagogos. São profissionais abnegados, com essa missão linda que é a Educação. Aos profissionais do nosso colégio, nossa gratidão e afeto. Vocês são pessoas especiais que sempre transferem o que sabem, que estão sempre dispostos a aprender um pouco mais com os colegas professores e, também, com nossos alunos em uma troca diária de conhecimento, saberes e vivências. Parabéns a todos!

Saiba mais:

A Pedagogia é a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma das atividades de maior relevância social. Afinal, a educação está relacionada à formação de cidadãos responsáveis, capazes de atuar de forma ética na sociedade e exercer seus direitos e deveres.

Por isso, temos um momento especial para homenagear esse profissional: 20 de maio — Dia do Pedagogo. Entenda mais sobre a importância e a história dessa data. Veja, também, o que o futuro reserva para essa carreira!

Como e quando surgiu o Dia do Pedagogo?

O Dia Nacional do Pedagogo foi instituído pela Lei nº 13.083/2015 para atender ao desejo de trazer maior reconhecimento e valorização ao trabalho de grande importância que esse profissional desempenha na sociedade brasileira.

A importância da data

O 20 de maio reacende, todos os anos, a discussão sobre os deveres e a postura que família e a instituição escolar têm frente ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Esse momento de repensar os papéis da sociedade dá condições de aprimorar a qualidade do processo de aprendizagem, reajustando as estratégias.

Mas o foco dessa data é o profissional por trás do planejamento, da coordenação e da execução das diversas atividades que englobam a área da educação escolar. Ele é o grande motivador do processo que forma advogados, médicos, enfermeiros, psicólogos, ou seja, qualquer profissão. Por esse motivo, o pedagogo tem um papel tão fundamental.

Apesar desse grande peso social, muitas vezes, esse profissional da educação não recebe o reconhecimento que merece, tanto em termos de remuneração quanto em condições de trabalho. É claro que isso depende bastante da região, porte e natureza das instituições de ensino.

No âmbito público, existem também muitas diferenças entre as esferas municipais, estaduais e federal. Nesse contexto, o Dia do Pedagogo traz a oportunidade colocar em pauta essas questões e reforçar a evolução não somente de políticas públicas educacionais, mas também, da atividade de todos os envolvidos no processo.

O trabalho do pedagogo

As atividades das pessoas que optam por concluir a faculdade de Pedagogia se relacionam com todos os processos de ensino e aprendizagem, atuando como um suporte educacional ao professor, aos alunos e à escola. Nessa função, ele pode assumir cargos de coordenação, coordenação educacional, supervisor escolar ou qualquer outra de gestão escolar.

Essas nomenclaturas, porém, podem variar de um lugar para outro. Ele também pode atuar como professor tanto da Educação Infantil como nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental. O pedagogo participa, ainda, do corpo docente de cursos de formação de professores, conhecidos como Curso Normal Médio.

Outra vertente importante do pedagogo é sua atuação na Educação Especial. Nesse caso, ele lida com alunos com necessidades especiais que precisem de um cuidado diferenciado no processo de ensino e aprendizagem. É o caso da surdez, dislexia, autismo, TDAH, entre outros. Assim, ele planejará ou aplicará as metodologias e ferramentas necessárias para o aproveitamento escolar desses grupos.

Vale lembrar que a atuação de quem opta pela Licenciatura em Pedagogia não se limita ao ambiente escolar. Muitas empresas contratam pedagogos para atuar na gestão de pessoas, planejar e ministrar treinamentos e ações de desenvolvimento pessoal.

Nesse caso, as estratégias buscam mudanças comportamentais dos colaboradores, em consonância com os objetivos do negócio. Essa área é conhecida como Pedagogia empresarial.

Além de intuições de ensino e empresas, os pedagogos também atuam em:

  • Pedagogia hospitalar: na educação de crianças e jovens enfermos durante o tempo em que estão internados;
  • material didático: isso inclui produção de materiais pedagógicos que serão usados na educação infantil, livros didáticos e outros materiais de apoio;
  • brinquedos: na adequação de itens para cada faixa etária, levando em conta suas necessidades e limitações.

 

Com informações do site edu.gov.br