A professora Rosiane Rios, aproveitando a realização do Arraiá Dus Doze Pio, desenvolveu com os alunos do 1º Ano C a brincadeira chamada “Barraca do Saber”. Nesse momento lúdico, a mestra caprichou no conteúdo da barraca junina. Para animar a garotada foram usados “testes” para revisar o conteúdo ministrado, onde eles tiveram que levantar o cartão com o coração e pensar rápido. Nos cartões tinham brincadeiras como Recite um trava-língua;Diga 10 palavras relacionadas à escola; Diga cinco palavras que rimam com balão e Cante uma Cantiga de Roda, dentre outras.
Essa atividade teve como objetivo exercitar a memória das crianças, o raciocínio lógico , a musicalidade e, claro, mostrar que essa festa folcórica pode também ser usada como instrumento pedagógico onde a interdiciplinaridade é uma constante. O trava-línguas, por exemplo, ajuda as crianças a pronunciarem as palavras de forma mais correta, visto qeue auxilía no aperfeiçoamento das pronúncias. Essa brincadeora também contribui para uma melhor dicção. Os trava–línguas são recursos utilizados para ajudar nosssos mimos a desenvolverem um vocabulário mais amplo.
A brincadeira de testar os conhecimento, pensando rápido, colabora para que as crianças exercitem a atenção e concentração, além de contribuir para o processo de aprendizado como um todo. “Foi muito gratificante ver como eles ficaram entusiasmados com a “Barraca do Saber”. Deu para ver em cada rostinho a expectativa antes de escolher um coraçãozinho e responder. Tenhos certeza de que toda a turminha foi beneficiada com essa atividade que, de forma leve, revisou vários conteúdos.”, afirmou a professora Rosi Rios.