A turminha do 1º Ano C, da professora Rosiani Rios, teve uma tarde muito especial. Como toda a nossa comunidade escolar já sabe, nós aderimos ao projeto “Oceanos livres do plástico”. Nessa aula ao ar livre, a turminha ouviu uma palestra com a naturalista Aline Gago, onde aprenderam alternativas para não utilizar o plástico e reaproveitar o plástico já em circulação como : utilizar a esponja vegetal na limpeza do corpo e da casa, dar preferência a cotonetes com haste de papel, usar guardanapos de tecido, descartar o papel higiênico em sacolas papel e reutilizar garrafinhas e embalagens de plástico.
Nesse momento de aprendizado, nossos alunos perceberam que com ações simples podemos deixar os oceanos livres de plástico. A palestrante contou e mostrou para eles o que acontece quando objetos plásticos são descartados nos oceanos e todos os malefícios que essa ação ocasiona, desequilibrando não só esse sistema, mas todo o meio ambiente. Na ocasião cada criança ganhou um kit da campanha (sacola de papel. cotonete, guardanapo de tecido, bucha vegetal e copinho reutilizável) para levar para casa. Foi demais. Nossos alunos amaram a ideia de proteger os animais marinhos, e todos os outros, com gestos tão simples, como os que a Aline Gago ensinou.
Saiba mais:
Na terça-feira, (29/06), o Colégio Pio XII aderiu ao projeto “Oceanos livres do plástico”. A proposta é coletar apenas GARRAFAS PLÁSTICAS LIMPAS, de qualquer tipo, seja PET, de material de limpeza, higiene, entre outros, a fim de evitar acúmulo destes itens no meio ambiente.
O valor arrecadado com a venda será doado a uma instituição de caridade, de preferência vinculada a alguma congregação religiosa, já que esta é uma ação do Faith Program. Estiveram conosco para falar um pouco sobre o projeto para os nossos alunos a Aline Gago e a Fernanda Tito. Mentoras maravilhosas e comprometidas com a causa ambiental e social.
Plastic Bank
Fundada em 2013 em Vancouver, no Canadá, a Plastic Bank é uma startup que tem por objetivo reunir 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo para, juntas, com ações práticas e de conscientização, contribuírem para a redução do plástico oceânico e da extrema pobreza na sociedade.
A meta é, em 5 anos, impedir 1 bilhão de quilos de plástico oceânico, transformando-o em plástico social. A instituição tem programas ativos no Haiti, nas Filipinas, na Indonésia, no Brasil e no Egito.
Faith Program
No ES o primeiro programa que chegou é o Faith Program, que reúne pessoas de fé e boa vontade para ajudar instituições de caridade com o valor arrecadado da venda dos plásticos coletados.
Até o momento, a Plastic Bank já impediu que 1 bilhão de garrafas plásticas chegassem aos mares e oceanos. E o Programa Faith do Brasil já coletou 1 milhão de garrafas plásticas em apenas 8 meses de funcionamento, o que corresponde a 20 toneladas de material plástico.
Projeto Oceanos Livres do Plástico
Hoje tem-se o Projeto “Oceanos Livres do Plástico” iniciado em 5 Igrejas que se abriram a serem Pontos de Coleta para toda a sociedade depositar seus materiais plásticos. São elas: Paróquia Bom Pastor – Praia da Costa, Paróquia Nossa Senhora das Graças – Itaparica, Comunidade São João Batista – Itaparica, Paróquia São Lucas – Novo México e Convento da Penha.
Ao todo, já coletamos 9 toneladas de material plástico para terem o destino correto na cadeira de reciclagem. E queremos ser mais ousados: envolver as escolas a contribuírem com estas instituições e colaborarem com o Meio Ambiente.
Campanha Julho sem Plástico
Inspirados no Movimento Global de redução do consumo de plástico de uso único no mês de julho, estamos convidando escolas a participarem conosco, motivando seus alunos à conscientização ambiental e ao destino correto dos materiais plásticos. Tendo em vista todas as consequências desastrosas para a natureza e para a nossa sociedade do mal uso desse material que é considerado o grande vilão dentre os recicláveis, vamos inserir coletores de plástico em cada escola, e acionar parceiros para realizarem a coleta uma vez por semana. Esperamos que esta ação dê muitos bons frutos e permaneça após a Campanha de Julho.