Para estimular o aprendizado da disciplina Língua Portuguesa, a professora Taise Muller usou um jogo super conhecido e eficaz para fixar o o conteúdo gramatical nessa fase em que estão os alunos do 4º Ano B: o Jogo Soletrando. A atividadade teve o objetivo de conscientizar as crianças da importância da escrita correta, como meio para ampliar seu conhecimento, facilitar sua comunicação e formar a base para o próprio processo de aprendizagem, através de uma competição saudável.
Nem precisamos dizer o quanto a turma curtiu a atividade, que foi realizada em nosso pátio, em um clima super agrádavel. Os alunos retiravam de uma caixa a palavra que o colega tinha de soletrar. A professora ficou encantada com a quantidade de acertos do grupo e, também, muito gratificada por ver o quanto eles estão desenvolvendo bem o conteúdo ministrado por ela.
Com essa brincadeira tão popular a professora teve a certeza de que seus alunos desenvolveram a reflexão sobre a categorização gráfica e funcional das letras ; conseguiram incrementar o reconhecimentos das unidades fonológicas, através de um jogo; desenvolveram estratégias de leitura e reconhecimento global das palavras e, como esperado, ampliaram a percepção entre os modos de falar e escrever. Olhem como o interesse pela aprendizagem nos rostinhos: