Falar sobre os sentimentos ensina as crianças que, de vez em quando, é normal sentir-se zangada, assustada ou com medo. Reconhecer os medos mais comuns que experienciamos, compartilhar sentimentos, exercitar a solidariedade, incentivar a fala espontânea e natural sobre nossos problemas e trocar experiências sobre este “sentir”, desenvolve a autoestima e auxilia a criança a perceber seus sentimentos e a lidar com as emoções envolvidas.
E para abortar sobre o medo, a professora Maria Ângela do 1º ano A fez um dinâmica: “Lata do Medo”. Foi uma aula bem descontraída onde os alunos puderam relatar os seus receios de uma forma natural e divertida, levando para casa a naturalidade de expor seus abalos. Após explorarem suas inseguranças, foi dado um balão, que representava seus medos, e uma raquete, representando a própria mente, e a atividade se tornou um jogo de equilíbrio, ensinando às crianças que a todo momento, temos que exercitar o equilíbrio das emoções.
Nesse dia mais que especial, os alunos puderam , mesmo que sem se dar conta, mostrar como evoluíram emocionalmente no decorrer desse ano. Verdade seja dita, graças ao conteúdo da Escola da Inteligência e a dedicação da professora em o ministrar da melhor forma possível, sempre com responsabilidade e muita criatividade. Bom demais os ver amadurecendo assim!