2ª Série do EM tem aula prática sobre os Reinos dos Seres Vivos - Colégio Pio XII

Notícias

Aqui no Pio XII, valorizamos as aulas práticas, dinâmicas e trabalhos diferenciados. Em Biologia, por exemplo, nossos alunos têm acesso ao laboratório de ciências para aulas que aproximam o estudo da matéria, com auxilio de demonstrações, experiências, observação e análise daquilo que está sendo estudado.
Para a 2ª Série do Ensino Médio, a Professora Lorayne Pedrosa lecionou uma aula sobre Reinos. Utilizando os exemplares presentes em nosso laboratório, os alunos puderam ver de perto alguns animais que compõem o Reino Animal, Plantae, Fungi e Proctotista.
Saiba mais!

Desde a Antiguidade, diversos modos de classificação dos seres vivos foram propostos a fim de facilitar o estudo sobre esses organismos e de se compreender suas relações evolutivas. Os critérios utilizados para agrupá-los são variados, o que faz com que esses sistemas sejam constantemente modificados e aprimorados.

Os primeiros sistemas de classificação eram bastante simples e, como os recursos tecnológicos eram escassos, baseavam-se nas características macroscópicas de cada ser e seus hábitos de vida. Por essa razão, os organismos foram classificados inicialmente por Lineu em dois reinos: Animal e Vegetal.

Posteriormente, em 1969, surgiu o sistema de cinco reinos proposto por Whittaker. Sem dúvidas, esse é o sistema mais utilizado, apesar de existirem outras classificações. De acordo com o sistema de Whittaker, temos os reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae.

→ Reino Monera: Agrupa organismos unicelulares procariontes, ou seja, que possuem apenas uma célula sem núcleo delimitado por uma membrana. Exemplos: Bactérias e cianobactérias.

→ Reino Protista (Atualmente chamado de Protoctista): Reúne seres unicelulares e pluricelulares, eucariontes, autotróficos ou heterotróficos. Exemplo: algas e protozoários.

A mudança de denominação do Reino Protista para Protoctista ocorreu na década de 1980 e foi proposta por Margulis e Schwartz. Além da mudança dos nomes, as pesquisadoras incluíram nesse grupo as algas multicelulares e alguns fungos.  (Via Brasil Escola)

 

Vejam algumas fotos da atividade!