1ª Série faz experiência para extrair DNA do morango - Colégio Pio XII

Notícias

Para conhecerem mais sobre o DNA, a Professora Lorayne Pedrosa, em uma aula da disciplina eletiva de Biotecnologia, ministrou um exercício prático envolvendo a extração do material genético do morango para a  1ª Série do Ensino Médio. A turma, que ficou super entusiasmada, preparou uma solução de extração utilizando água, detergente e sal de cozinha, simples não é mesmo?
Após esmagar o morango e misturá-lo com a solução, foi adicionado uma dose de álcool, formando uma mistura heterogênea. Com auxílio dos materiais fornecidos pela Mestra, foi possível extrair e observar o material genético da fruta, proporcionando uma interação direta com a matéria estudada.

Por que utilizamos o morango para extrair o DNA?

Uma dos motivos da professora Lorayne Pedrosa  trabalhar com morangos é que por serem muito macios e fáceis de homogeneizar, são mais eficientes para se extrair o DNA. Morangos maduros também produzem pectinases e celulases – enzimas que degradam a pectina e a celulose (respectivamente), presentes nas paredes celulares das células vegetais.

Além disso, os morangos possuem muito DNA. Eles possuem 8 cópias de cada conjunto de cromossomos, o que facilita a extração. Curisoso, não é mesmo?