No desenvolvimento cognitivo é possível perceber a existência de estágios. Isso faz com que todos aqueles que amam ensinar se preocupem em identificar a melhor maneira de ensinar e identificar se o estudante está pronto para aprender aquele conteúdo. A partir do momento que a professora chega nesse estágio com sua turminha, ou seja, quando há compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos evitamos ensinar conteúdos antes que os estudantes estejam maduros para aprender ou o contrário, deixar de ensinar quando a criança está apta a assimilar o conteúdo.
A professora Sandrielen Gratz sabe que a turma da qual é regente, o 1º Ano A, está no segundo estágio, também chamados de pré-operacional ou do período de inteligência intuitiva, onde a criança passa a desenvolver a capacidade simbólica. Como isso se dá? Cada aluno começa a usar símbolos mentais, imagens ou palavras, que representam objetos que não estão presentes, o que lhe possibilita fazer classificações. É nesse período que a criança classifica ao separar ou agrupar objetos por suas semelhanças e diferenças, fixando desse modo, relações das coisas do mundo que a rodeia.
Para aprimorar a classificação e ordenação dos objetos, a professora Sandrielen Gratz levou para sua turminha do 1º Ano A uma caixinha surpresa com vários objetos / brinquedos diferentes, onde cada criança pode tirar um item. Após revelados os brinquedos, a missão seguinte seria ver como cada criança organizaria esses brinquedos. As lógicas foram muito variadas e geniais. Organizaram por textura, cortes, tamanhos, estilo de brinquedo. Albert Einstein que se cuide porque aqui só tem gênio!