Em nosso colégio os pequenos da Creche, além de aprender e brincar, passam parte do tempo no berçário, onde aproveitam a hora da soneca. O sono diurno não só relaxa e aumenta a disposição, mas também ajuda nos processos cognitivos e na liberação do hormônio do crescimento (também chamado de hormônio somatotrófico).
De acordo com a pesquisa realizada pelaNational Sleep Foundation, bebês de até um ano de idade precisam de 12 a 15 horas de sono por dia, enquanto bebês de um a três anos precisam de 11 a 14 horas. Esse tempinho que muitos acham que é sem significado, na realidade é um momento essencial para o desenvolvimento mental e físico dos nossos miúdinhos. Por isso, nossa creche sempre propicia uma boa hora da soneca.
Outro elemento importante que respeitamos é a singularidade de cada bebê, não só por causa da faixa etária, mas pelo seu ritmo de desenvolvimento e necessidade de descanso. Sabemos que os bebês exigem uma flexibilidade maior em relação as suas necessidades de sono. Já os maiores é possível ofertar, momentos coletivos para que todos façam sua soneca.
Acreditamos que a rotina do sono não deve ser imposta da mesma forma a todos os pequenos, pois as diferenças devem ser respeitadas, bem como os momentos para cada uma das atividades definidas pela direção pedagógica da nossa creche. Na última sexta-feira, fez um friozinho com chuva e uma de nossas turminhas aproveitou para ter um momento de soninho bem gostoso. Confiram as fotos. É muita fofura junta!