Hoje é quarta- feira, dia da nossa Coluna Família x Escola: A indispensável Parceria. Desta vez trazemos a vocês um texto do site “sou mãe” que fala sobre um tema complexo: em vez de criar filhos perfeitos, eduque crianças felizes.
“Todos os pais desejam que seus filhos sejam felizes, querem que estejam prontos para assumir a vida, para superar as dificuldades do dia a dia com maior facilidade e assertividade possível, mas muitas vezes na tentativa de alcançar esse desejo eles submetem as crianças a muita pressão e tentam torná-las cada vez mais perfeitos, mais aptos, para serem os filhos ideais.
Você sabe e está ciente de que essas crianças tão doces e tão inteligentes precisam estar preparadas para sobreviver neste mundo tão feroz e competitivo, neste mundo tão moderno e competitivo, onde parece que só os mais fortes sobrevivem.
A consciência da competitividade que existe nestes tempos enerva muitos pais e os convida a inscrever as crianças em várias atividades, e também se concentram em obrigá-los a serem os melhores em cada uma das atividades. Ou, para muitas mães, a preparação adequada dos seus filhos implica que eles tenham excelentes notas.
O problema é que muitos pais se esquecem que as crianças devem ter tempo, para ser elas mesmas, para ser criança, isto quer dizer: brincar, se sujar, ficar na cama um pouco mais, falar com outras crianças no parque, para serem felizes e ponto.
Alguns pais se mimetizam tanto com a atividades dos seus filhos que parece que vivem através deles e se sentem frustrados quando seus filhos não fazem o que eles querem. Nesse momento, é importante que os pais se lembrem que os seus filhos são crianças e eles estão apenas aprendendo a brincar ou dançar e que o processo de aprendizagem deve ser divertido. E que demasiada exigência cria frustações nelas.
A liberdade é um dos bens mais apreciados da humanidade. Guiá-los, claro, esse é seu trabalho como pai, mas também lembre-se que você deve deixar que seus filhos se tornem protagonistas de suas vidas. É importante saber que a felicidade não tem nada a ver com fatores externos, mas sim com o grau de satisfação que você tem consigo mesmo.
É preciso que você tenha claro isso, e também tenha em mente que você já foi uma criança e agora é a vez dos seus filhos. Não os pressione e os deixe serem felizes.”
#SouMaisPioXII