A Comemoração do Dia Mundial da Água (22/03) foi realizada de forma instrutiva para a turma do 1° Ano A. Para explicar a existência da data e sua importância, a professora Maria Ângela Balbino mostrou um pote surpresa aos alunos. Na atividade todos tinham de tentar descobrir o que tinha dentro daquele pote tão especial.
Após vários e divertidos palpites, as crianças descobriram que ali havia o bem mais precioso para o corpo humano: á agua. Nesse momento a professora iniciou as explicações sobre o tema, com ênfase nos estados da água e sua importância.
Para explicar sobre o estado líquido, além de mostrar o pote, ela pediu para que os alunos pegassem um copo d’água, bebessem o líquido e trabalhou a importância de termos água de qualidade para consumir: sem cheiro, cor ou gosto.
Na sequência foi solicitado aos alunos para pegassem uma pedra de gelo para mostrar o estado sólido da água, sempre falando que na natureza ela é encontrada nesse estado nas geleiras, quando neva ou temos chuva de granizo.
Para concluir os estudos sobre a água, a professora ferveu uma panela com água e mostrou para os alunos o vapor saindo dela. Assim eles puderam observar a água no estado gasoso.
Segundo a professora Maria Ângela, o objetivo da dinâmica foi mostrar para as crianças o ciclo da água, além de promover a conscientização, a valorização e a importância da água para nossa sobrevivência de todos os seres vivos animais e vegetais. A água não deve ser desperdiçada e nem poluída. Sem água não existiria vida no planeta Terra.
“Foi uma aula muito agradável e produtiva. O resultado não poderia ser outro: a participação entusiasmada de todos os alunos, o que me deixou muito feliz.”, concluiu a mestra.
E não é que ela ficou tão entusiasmada que até se fantasiou de gota d’água?! Parabéns professora! Demais!