2º Ano A tem aula especial de música sobre o Congo - Colégio Pio XII

Notícias

Para conhecer mais sobre a Cultura Capixaba, a turma do 2º ano A aprendeu, na aula de Música, com o professor Guilherme Golveia, sobre a história do Congo e do instrumento musical Casaca, um dos mais populares dessa típica manifestação artística capixaba. Para deixar o momento ainda mais especial, a aluna Mariel trouxe os seus instrumentos musicais e veio vestida com o uniforme de sua banda de congo, uma das mais tradicionais da cidade.

Nossos alunos aprenderam Congo capixaba é um gênero musical brasileiro, típico das regiões litorâneas do Espírito Santo.Os principais instrumentos usados nas “congadas ou rodas de congo são o tambor de congo, bumbo ou caixa, casaca ou reco-reco, cuíca, chocalho, triângulo e apito (utilizado pelo mestre no início e término das toadas.

As fincadas e retiradas de mastro, na maioria das vezes, são feitas em homenagens a santos, como São Benedito e Nossa Senhora da Penha (padroeira do estado do Espírito Santo), mas também falam de temas como o mar, o amor e, às vezes, a morte. Atualmente, além do lado religioso e folclórico, o Congo Capixaba também influencia bandas de música popular, que associam outros instrumentos musicais ao ritmo, como a guitarra e o baixo. Um exemplo é a banda Casaca.

No Espírito Santo existem hoje 66 bandas de Congo catalogadas, em várias regiões do Estado. Um das regiões de destaque é a Barra do Jucu com três bandas famosas: banda Raízes da Barra, banda Mestre Honório, banda Mestre Alcides, banda Tambores da Lua, banda Beatos de São Benedito e banda Tambores de Jacarenema.

Em 2014, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) reconheceu o Congo como Patrimônio Imaterial do Espírito Santo. Parabéns, tio Gui! Parabéns Mariel! Vocês arrasaram muito!