Com o objetivo de treinar a leitura e interpretação de texto, a Professora Cláudia Clemente realizou uma atividade muito interessante com seus pequenos do 2º Ano C. A mestra fez vários cartões e entregou para seus alunos. Em um primeiro momento, os cards pareciam sem sentido para os estudantes, que ficaram entre curiosos e receosos. O que estava por vir? O que a professora queria deles?
Para fazer os cartões terem sentido, a tia Cláudia apresentou para a turminha uma caixinha misteriosa, onde cada criança, uma a uma, ia até ela e retirava tirinhas com pequenas charadas. Cada uma das charadas tinham como resposta um dos cartões que estavam com as crianças na sala de aula. A atividade mostrou como a compreensão e leitura das crianças de desenvolvem diariamente!
Exercícios como esse são estímulos cognitivos desempenham um papel fundamental na formação das capacidades cerebrais e habilidades mentais, que acompanharão a criança por toda a vida. Crianças são curiosas por natureza, e utilizar essa curiosidade na leitura é um diferencial para prender a atenção delas. Todas, cada uma ao seu jeitinho foi capaz de desvendar a charada que sorteou. A sensação de conquista e empoderamento em cada criança foi incrível de se observar!