3 º ano A aprende em aula prática sobre o ciclo da cana-de-açucar no Brasil - Colégio Pio XII

Notícias

A turma do 3°ano A, orientada pela professora Rosiane Rios, teve uma aula diferenciada, ao ar livre, para conhecer os alimentos derivados da cana-de-açúcar. A matéria estudada foi a Colonização do Brasil. Por meio da aula, a turma aprendeu sobre a importância do cultivo da cana-de-açúcar para o Desenvolvimento Econômico do Brasil.

Nessa fabulosa aula de História, a tia Rosi Rios ensinou que o período onde o açúcar era o principal produto de exportação do Brasil, é chamada de ciclo da cana-de-açúcar e que o cultivo começou bem no início da chegada dos portuguesess ao nosso país, mais ou menos em 1530 quando também foram criadas as capitanias hereditárias como forma de organização política e territorial.

A professora aproveitou para aprofundar um pouco o tema e ensinou para eles que as primeiras mudas de cana-de-açúcar foram trazidas da Ilha da Madeira, na expedição colonizadora de Martim Afonso de Sousa, isso em 1530. Dois anos mais tarde, Martim Afonso fundou a vila de São Vicente, no atual estado de São Paulo, onde instalou o primeiro engenho.

Eles também aprenderam que a empresa açucareira brasileira foi, durante muitos anos, uma das maiores atividades econômicas agrícolas do mundo ocidental. Que aqui começou-se a plantar a cana-de-açucar onde hoje é o nordeste brasileiro, mas que o cultivo chegou a outras regiões do país.

Como só a teoria é de difícil compreensão para essse estágio educacional, nossa professora trouxe para essa aula não só exemplos de diferentes tipos de açucar ( branco, fino, mascavo) e, para completar o momento especial, cana-de-açucar e rapadura para que eles degustassem. Qual criança resiste a uma aula deliciosa dessas, gente? Impossível!