A comunicação, sem dúvida, é uma das habilidades mais desenvolvidas pelos humanos. Por meio dela podemos expressar nossos pensamentos com clareza, dividir experiências e ensinar tudo aquilo que aprendemos com a vida e com as pessoas que nos cercam. Os primeiros registros da comunicação se encontram em cavernas que, após milhares de anos, continuam preservadas para contar-nos sobre o que imaginamos seja o início da comunicacão na forma escrita. Esses desenhos são conhecidos como Arte Rupestre e foram feitos pelos “hominídeos” ainda na pré-história.
Segundo os atnropólogos, essa arte foi desenvolvida entre os anos de 40 mil a.C. e 8 mil a.C., provavelmente entre o Paleolítico Superior e o Neolítico e a forma de fazer as pinturas e gravuras variavam de região para região. Aqui no Brasil nós temos algumas localizações com esse conteudo:Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí); Parque Nacional do Catimbau (Pernambuco);
Lajedo de Soledade (Rio Grande do Norte); Parque Nacional Sete Cidades (Piauí); Cariris Velhos (Paraíba); Lagoa Santa (Minas Gerais); Rondonópolis (Mato Grosso) ePeruaçu (Minas Gerais).
A caça, a sobrevivência, os animais e os costumes das tribos daquela época foram ilustrados pelos Nômades como retratos daquela Era, provando o quanto ainda somos parecidos com eles. Por mais tempo que passe, ser humano é ser humano e têm sim necessidade de se comunicar. De lá para cá a comunicação humana mudou muito e se aperfeiçoou em vários sentindos. Com uma didática dinâmica e coletiva, a Professora Danúbia Stein colocou em prática todo o conhecimento e estudo sobre as primeiras formas de comunicação, o Nomadismo e seu modo de vida. Uma aula lúdica sobre a pré-história para a turma do 4 º Ano A. Vejam as fotos.