Nos últimos tempos, o Brasil vem passando por um momento crítico em matéria de saúde, por causa de um mosquitinho que tem causado muitos problemas à nossa população.
Dengue, Zika e Chikungunya são doenças transmitidas pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. Somente a fêmea é hematófaga, ou seja, somente ela se alimenta de sangue humano porque precisa dos elementos presentes no sangue para postura dos ovos.
Desde cedo é importante mostrar às nossas crianças a importância de se cuidarem, de darem a sua contribuição para deixar a sua cidade limpa, e que elas podem ajudar muito lembrando em casa que é fundamental que as famílias tenham alguns cuidados em casa, como: não deixar garrafas vazias viradas para cima, nem pneus com água dentro, manter fechados os barris, tonéis e caixas d’água, encher de areia os pratinhos de vasos de plantas, lavar todos os dias as vasilhas d’água de gatos e cachorros, enfim, terem total atenção com tudo o que acumula água parada.
E foi pensando nesses cuidados que a Professora Gleiciane Fonseca, responsável pelos nossos pequeninos do Maternal A, resolveu realizar um Projeto chamado “Todos contra a dengue”. Para que o Projeto fosse realizado da melhor forma possível, “Tia Gleici” trouxe várias fotos do mosquito para a sala de aula para mostrar a fisionomia do inseto, apresentou alguns vídeos e depois de todo aprendizado na teoria, a Professora foi confirmar se as crianças aprenderam direitinho mesmo.
Levando as crianças ao pátio e colocando alguns “lixos” de propósito, a Professora ensinou como que o mosquito põe os seus ovinhos. Fizeram atividades relacionadas e, também, uma confecção do mosquito com garrafa pet de 600 ml, enviada pelos pais dos alunos envolvidos, onde pintaram as garrafinhas, colaram as partes do mosquito e fizeram os olhinhos.
São essas pequenas atividades que já fazem nossos pequenos terem a consciência de como devemos cuidar do nosso ambiente!!