Para trabalhar a motoricidade e a criatividade a turma do 2° período B, sob a orientação da Professora Karla Tieltz e da auxiliar Ana Paula, realizaram uma aula de lego. Didaticamente construir com blocos LEGO promove o raciocínio espacial e consciência de proporções e padrões.
Para a professora quando cada um de seus alunos constrói o objeto proposto, suas mentes usas o raciocínio para saber como as peçinhas ião funcionar melhor, como devem ser organizadas e quão grande ou pequena a criação deve ser. ” O Lego Educacion é um aliado importante em várias matérias, nós o usamos para introduzir todas as disciplinas. Ou seja, eles edificam casas, aprendem frações, divisão, ciência e muito mais.”, concluiu Rios.
De acordo com o site da Lego, a linha LEGO® Education tem como principal objetivo proporcionar o desenvolvimento das habilidades do século 21 em alunos de todas as idades. Para os pequenos, tudo foi pensado a fim de criar um ambiente lúdico. Assim, eles aprendem fazendo. Existem 4 pilares básicos que formam as etapas da metodologia. Vejam quais são eles!
Conectar (Connect)
Essa etapa é introdutória. Aqui, os alunos recebem um desafio, que servirá como fundamento para que eles possam dar asas à imaginação.
Construir (Construct)
Aqui, é hora de construir objetos com os blocos LEGO®. Eles serão usados nas etapas seguintes. Os alunos devem ser incentivados à serem criativos nessas construções.
Analisar (Contemplate)
Tudo o que foi montado é compartilhado, junto com o aprendizado. O professor instiga os alunos com questionamentos e dá espaço para eles exporem suas opiniões e pensamentos.
Continuar (Continue)
Por fim, depois que novos conhecimentos foram inseridos, outras atividades são propostas para dar continuidade ao processo. Esse é o momento do educador estimular o pensamento crítico e analítico, explorando o que foi aprendido.
Nessa atividade especifica “O homem geladeira” nossos pequenos usaram os blocos grandes, o conjunto cidades e o conjunto máquinas tecnológicas. O objetivo era falar sobre seus heróis e pensar e desenvolver a forma como esse herói, o homem geladeira, poderia ter um veículo que o ajudasse a distribuir alimentos para as pessoas. Maravilhoso, não é mesmo?!