Prevenir, sabemos todos, é melhor que remediar. E é por essa razão que o Ministério da Saúde disponibilizou – através das Secretarias Municipais de Saúde de todo o País – a vacina contra o HPV, para garantir a proteção contra o câncer de colo de útero.
No dia 26 de março/5ª feira, as nossas alunas pré adolescentes entre 9 e 13 anos receberam, aqui mesmo no Colégio, a primeira dose da vacina Anti HPV, já que a Direção Geral do Pio XII aderiu, de pronto, pelo segundo ano consecutivo, à excelente iniciativa do Ministério da Saúde com o direto apoio da Prefeitura do nosso Município.
A Coordenadora Disciplinar Raquel Faiolli transformou a nossa Sala de Artes num posto de vacinação, e cinco Agentes de Saúde da Vigilância Epidemiológica da PMVV aplicaram a primeira e segunda doses da vacina em 20 (de um total de 32) alunas da faixa etária alvo.
Houve uma certa ansiedade por parte das nossas pré adolescentes, mas no decorrer da atividade os ânimos foram se acalmando, e correu tudo muito bem, como previsto. Importante informar que a vacina anti HPV não possui efeitos colaterais (como febre, ânsia de vômito, dor de cabeça), e apenas pode ocorrer dor localizada no local da injeção.
Ficamos felizes com a boa adesão das famílias, que assinaram autorização para a vacinação de suas filhas, porque o HPV é um vírus que pode provocar o câncer de colo de útero e lesões pré cancerosas, entre outras doenças do aparelho reprodutor feminino , daí a importância da prevenção que a vacina representa para as nossas pré adolescentes.
A primeira e a segunda doses da vacina estão disponíveis nos postos de saúde, para as alunas que não aproveitaram a vinda da equipe ao Colégio.