No dia 11/3ª feira, as nossas alunas pré adolescentes entre 11 e 14 anos incompletos receberam, aqui mesmo no Colégio, a primeira dose da vacina Anti HPV, já que a Direção Geral do Pio XII aderiu, de pronto, à excelente iniciativa do Ministério da Saúde com o direto apoio da Prefeitura do nosso Município.
O Supervisor Pedagógico Alex Mistura e a Coordenadora Disciplinar Raquel Faiolli transformaram a nossa Sala de Artes num posto de vacinação, e três Agentes de Saúde da PMVV aplicaram a primeira dose da vacina em 52 alunas da faixa etária alvo.
Houve uma certa ansiedade por parte das nossas pré adolescentes, mas no decorrer da atividade os ânimos foram se acalmando, e correu tudo muito bem, como previsto. Importante informar que a vacina anti HPV não possui efeitos colaterais (como febre, ânsia de vômito, dor de cabeça), e apenas pode ocorrer dor localizada no local da injeção.
Ficamos felizes com a boa adesão das famílias, que assinaram autorização para a vacinação de suas filhas, porque o HPV é um vírus que pode provocar o câncer de colo de útero e lesões pré cancerosas, entre outras infecções, daí a importância da prevenção que a vacina representa para as nossas pré adolescentes.
A segunda dose será ministrada em setembro, com data ainda por definir, e a dose final deverá ser oferecida após cinco anos.