Quem pensa que aulas de campo e viagens de estudos são só para alunos e seus Professores está muito enganado. Adquirir novos conhecimentos é para toda pessoa que pretende manter-se informada e “plugada” na vida.
Dª Thereza Chibib acordou mais cedo ontem, e às 7 da manhã estava saindo num trem da Estrada de Ferro Vitória a Minas com destino a Aimorés, em Minas Gerais, onde visitou o Instituto Terra, Organização não Governamental criada por Lélia e Sebastião Salgado – ele um renomado fotógrafo, reconhecido e premiado mundo afora.
Percorrendo um bom trecho do Vale do Rio Doce, nossa Presidente Mantenedora ficou impressionada com o estado da vegetação castigada pela seca e com o assoreamento do Rio Doce, presença marcante em suas lembranças da infância em Colatina.
A visita guiada ao Instituto Terra foi uma experiência que encheu de esperança o coração da Educadora, pelos projetos que ali estão sendo desenvolvidos, na área da produção de mudas nativas locais, do reflorestamento, da educação ambiental, da formação de Técnicos Ambientalistas, da recuperação e restauração de nascentes (Projeto “Olhos d’Água”), e da conscientização dos visitantes sobre as ameaças que as péssimas atitudes do ser humano, em relação ao meio ambiente, representam para a vida no planeta.
O próximo passo será estudar a viabilidade de levarmos um grupo de alunos para vivenciarem essa rica experiência, e a partir daí se tornarem multiplicadores da admirável proposta do Instituto Terra.