Primeira Série do EM estuda Figuras de Linguagem por meio lúdico - Colégio Pio XII

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As Figuras de Linguagem – por meio dos mais diferentes mecanismos – ampliam o significado de palavras e expressões, conferindo novos sentidos ao texto em que são usadas.Elas são usadas para exprimir de formas e objetivos diferentes os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algosão muito cobradas em todas as provas, incluindo o Enem.

Em comum a orientação do ensino das figuras de linguagem, conteúdo que, se analisarmos os materiais didáticos disponíveis, é abordado a partir de textos literários clássicos, muitas vezes longínquos da realidade dos estudantes, e centrado tão somente na identificação dessas figuras no texto. É óbvio que os textos clássicos são importantes e a identificação dos processos de linguagem que ocorrem neles também o é, porém, considerando o eixo de análise semiótica tal como preconiza a BNCC (2018), é necessário, para além disso, analisar os efeitos de sentido que se erigem através da linguagem, já que, a língua é composta por signos ideológicos, portanto de elementos que demarcam ideologicamente os sujeitos da interação.

Embasados nessa conjuntura teórica, pudemos perceber que a análise das figuras de linguagem em textos musicais possibilita a construção de criticidade leitora nos estudantes, de modo que estes, para além de identificar essas construções, também foram capazes de perceber
os diferentes valores, discursos e ideologias que perpassam os textos. E procuramos sempre usar de estratégias diferenciadas para ensinar nossos alunos.

Com esses conceitos em mente, a Professora Lorrayne Souza desenvolveu um jogo pedagógico com os alunos da Primeira Série do EM. A mestra dividiu a turma em dois grupos. Os participantes de cada grupo deviam se posicionar, ouvir a música, esperar a liberação da professora e correr até a mesa que tinha a galinha de borracha. Quem pegasse primeiro, devia adivinhar a figura de linguagem presente na música. Sensacional, não é mesmo?!