A história da humanidade mostra que homens e mulheres evoluíram de modo diferente. Homens caçavam, mulheres plantavam; homens protegiam, mulheres cuidavam. Como resultado, seus corpos e cérebros tomaram rumos diferentes no decorrer do processo evolutivo. Porém, se analisarmos bem, nossas diferenças sempre se completaram, até porque, se fossemos todos iguais, seria muito pobre o espetáculo da vida em relação aos laços afetivos em suas incontáveis nuances, tão marcadas pela complementariedade dos gêneros.Depois de alguns anos estudando com muita seriedade o assunto, Dª Thereza propôs à Equipe Pedagógica a implementação deste Projeto, cuja proposta é criar um campo de reflexão e orientação aos nossos pré adolescentes e adolescentes, com um grande objetivo: levá-los a entender as diferenças no arcabouço físico, mental, emocional e afetivo de homens e mulheres, para que, a partir desse conhecimento, eles possam se tornar adultos capazes de serem mais felizes em seus multifacetados relacionamentos: familiares, afetivos, amorosos, e por aí vai.
Pois bem, senhoras e senhores, é com enorme alegria que comunicamos que o Projeto GÊNEROS: DIFERENÇAS QUE SE COMPLETAM está implantado no Colégio Pio XII!
A Professora da disciplina Vida e Cidadania, Kelly Vasconcelos, estudou o assunto a fundo e está realizando o piloto do Projeto neste 3º Trimestre. A turma está aprendendo, aos poucos, a entender algumas atitudes, preferências, formas de reagir, prioridades, etc, características do sexo masculino e do feminino, através de muitos debates, pesquisas, teatro e cenas divertidas do cotidiano!
No Ensino Médio, o Professor de Sociologia, Flávio Santos, também já começou a abordar o tema com as suas turmas, e, em paralelo, os Professores de Ciências, Raquel Araújo, de Biologia, Larissa Oliveira, e de Artes Cênicas, Vander Silva também agregarão o tema em suas respectivas disciplinas, de tal maneira que aos poucos o Projeto possa envolver a todos, e atingir o seu grande objetivo: vamos todos cuidar de conviver melhor e ser mais felizes!