A Professora Daniele Binda, responsável pela turminha do Integral 1, trabalhou com suas crianças o Projeto Arte de Pintar. O objetivo principal desse projeto foi trabalhar a coordenação motora dos nossos pequenos e, para isso, nada melhor do que trabalhar as técnicas de pintura.
O Projeto foi dividido em diversas etapas, e cada uma delas era uma técnica de pintura diferente, começando pela atividade com a letrinha do nome. A “Tia” Dani entregou a cada aluno uma folha que continha a inicial do seu nome, para que ela pintasse a letra, trabalhando a coordenação e o movimento de pinça, além de conhecer as letrinhas.
A segunda etapa do projeto foi feita de uma maneira diferente, utilizando balões. Isso mesmo, balões! A Profª Daniele colocou um pouco de água dentro dos balões, para eles terem um peso, e assim ela colocava o balão na tinta e as crianças desenhavam no papel.
Depois, foi a vez das famosas bolinhas de gude serem o nosso objeto de pintura. Como fizemos isso? Fácil! Dentro de uma caixa, a Professora colocou papel em branco e um pouco de tinta de várias cores. Com isso, a criança segurava na caixa e colocava as bolinhas de gude lá dentro e mexia. A experiência foi incrível, e os nossos pequenos puderam ver a mistura de cores que se obteve.
Os pés e as mãozinhas também foram utilizados no Projeto. Largando caixa, pincéis, balões e bolinhas de gude, chegou a hora da melhor bagunça. Para finalizar o Projeto, um mural branco foi colado na parede com o propósito de realizar a pintura com os pés. A atividade rendeu muitas gargalhadas, pois ao passar o pincel com tinta nos pés das crianças, a tia Dani provocava cócegas, e as gargalhadas e o bom humor tomavam conta do ambiente. Após várias risadas, foi hora de fazer o que estava planejado. As crianças se deitaram no chão, uma do lado da outra, e simplesmente “sambaram” no cartaz branco. Ficou uma fofura ver a arte feita pelos pezinhos lindos. E o mesmo foi feito com as mãozinhas da garotada, complementando o mural.