O Brasil está sendo, no ano de 2016, palco das Olimpíadas, e está envolvendo todo o mundo, de norte a sul, leste a oeste, Ocidente e Oriente! E o Colégio Pio XII faz questão de trabalhar com nossas crianças e jovens a importância desse evento de tamanha grandeza, que está mexendo, principalmente, com os brasileiros. Afinal, estamos em casa, e orgulhosos de sermos o primeiro país sul americano a sediar uma Olimpíada!
Pensando nisso, a Professora Rosivânia Rosa está trabalhando em sala de aula, com seus pequeninos do 2º Período, sobre este evento e algumas curiosidades sobre ele, inclusive sobre as diversas etnias que estão marcando presença no nosso País, tanto para torcer, quanto para competir.
Vocês acreditam em sorte? Nós, sim: informado dos nossos estudos, o primo do nosso aluninho Davi Hiranoyama Bragança, Vitor Katsuhiko Hiranoyama Rangel., nos brindou com sua ilustre visita. O jovem Vitor é um brasileiro que mora há mais de uma década na cidade de Anjo Shi, no estado de Aichi Ken , no Japão, e veio passar as férias escolares aqui, com a família.
Foi uma boa e rica surpresa para todos nós, principalmente para as crianças, que puderam conversar com uma pessoa de hábitos, costumes e crenças diferentes, morando “do outro lado do mundo”.
Vitor deu uma verdadeira aula de cultura japonesa e apontou as principais semelhanças e diferenças que sentiu no Brasil, quando chegou. E contou que: nos costumes, no comportamento, na alimentação e na educação em geral, a diferença é quase 100%.
Vale ressaltar que essa visita surpresa nos deixou muito felizes e agradecidos, porque Vitor nos mostrou uma parte encantadora dos costumes e hábitos japoneses. Saiba, Vitor, que aprendemos muito com você e que estaremos de portas abertas para mais aprendizado, quando você quiser voltar ao Pio XII. Sucesso!!