Na pandemia, os professores do Pio XII se reinventaram para continuar ensinando - Colégio Pio XII

Notícias

Desde o início da pandemia, os professores do Colégio Pio XII se reinventaram para continuar oferecendo um ensino de qualidade para os alunos, que começaram a estudar de casa com o auxílio de suas famílias. 

Todos os professores, que sempre trabalham com muito amor e dedicação, adaptaram práticas de ensino e criaram projetos que foram desenvolvidos de forma on-line para incentivar e melhorar a interação dos alunos na modalidade remota. Mas, atualmente, estamos com as modalidades de ensino não presencial e presencial, sempre seguindo todos os protocolos de segurança. 

Confira algumas ações criadas e realizadas por nossos professores durante a pandemia: 

 

Adolfo Bras Sunderhus Filho (Professor nas disciplinas Escola da Inteligência, Filosofia e Sociologia)

Com os alunos das turmas do Ensino Fundamental 2, o professor Adolfo trabalhou o impacto das redes sociais, o cyberbullying e os cuidados de segurança, assunto importante no momento em que se intensificou a comunicação on-line devido ao isolamento. Com os mesmos alunos, também ministrou uma breve introdução ao pensamento filosófico de Sócrates, trabalhando a importância do autoconhecimento no momento da pandemia.

*Registros fotográficos feitos antes da pandemia (Arquivo Pio XII)

Outros dois temas abordados foram o racismo e a desigualdade social, nesse caso, em debates feitos com a turmas do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio na semana da Abolição da Escravidão. Além disso, o professor proporcionou momentos de descontração e brincadeiras com todas as suas turmas, inclusive contando com a participação de outros professores e membros da equipe pedagógica da escola.

O trabalho na prática também foi incentivado: um deles foi com as turmas do Ensino Médio, em que os alunos desenvolveram vídeos e podcasts nos quais eles analisaram filmes e séries relacionados às disciplinas de Filosofia e Sociologia. 

 

Agenildes Dias de Faria Forrechi (Professora nas disciplinas Língua Portuguesa e Literatura)

A professora Agenildes, que dá aula para as turmas do Fundamental 2, utilizou obras literárias, filmes, animações, atividades artísticas e músicas para realizar os seus projetos. O objetivo foi promover maior interação entre nossos alunos e seus familiares, e também entre alunos, fazendo-os refletir sobre o momento conflitante vivenciado este ano (pandemia, quarentena, perda de entes queridos…), levando uma mensagem de esperança e de superação.

*Registros fotográficos feitos antes da pandemia (Arquivo Pio XII)

Nesse âmbito, os alunos leram “Pollyanna”, de Eleanor H. Porter, e “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, e outras obras literárias que tratam temáticas, como: solidariedade, amizade, amor ao próximo, coragem, sonho e superação. Também assistiram a vídeos, filmes e animações com os mesmos temas citados anteriormente.

Para aliviar tensões e promover maior interação familiar, a professora realizou uma atividade envolvendo origami: alunos e seus familiares, após assistirem aos vídeos explicativos, utilizaram a técnica do origami para produzir rosas, estrelas e corações, enquanto compartilhavam seus sonhos, inseguranças e medos. Essas e muitas outras atividades proporcionaram momentos de compartilhamento de conhecimento e reflexão. 

 

Francismar Cunha Ferreira (Professor de Geografia)

De acordo com o professor Francismar, “para que as aulas pudessem ser atrativas e significativas para os alunos durante a pandemia, algumas práticas tiveram que ser adaptadas e/ou criadas”. Por isso, dentro da disciplina de Geografia para as turmas do Fundamental 2 e Ensino Médio, foram desenvolvidas três metodologias ativas: a adaptação de um jogo de tabuleiro para o Google Earth, a criação de uma batalha naval no programa Office Excel, e o desenvolvimento de um projeto de Geografia gamificada.

*Registros fotográficos feitos antes da pandemia (Arquivo Pio XII)

Para as aulas com Google Earth, foi utilizado o software/aplicativo para a criação de um jogo a partir da adaptação dos tradicionais jogos de trilha com perguntas e respostas. E, por causa da pandemia, o jogo passou a ser compartilhado pela plataforma Zoom. 

Já a gamificação das aulas ainda está em andamento. Considerada uma das modalidades que mais cresce dentro do ensino, consiste no desenvolvimento de games em plataformas específicas para a criação de jogos. A sua implantação tem como objetivo geral fazer com que os alunos possam conhecer novas tecnologias, as quais serão utilizadas para diferentes fins.

 

Kleber Rogeres Monteiro Junior (Professor de Matemática) 

“Primeiramente, foi um desafio, para nós, docentes, a inovação, pois não se tratava apenas de um modo novo de ensinar e sim uma forma transformadora de nos reinventar em um mundo tecnológico que os alunos, simplesmente, dominam com certa naturalidade. Por isso, vem sendo um desafio maravilhoso, porque vemos a troca mútua de conhecimentos entre nós e os discentes”, relatou o professor Kleber, que dá aulas de Matemática para o Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano). 

*Registros fotográficos feitos antes da pandemia (Arquivo Pio XII)

Durante a pandemia, o professor Kleber realizou alguns projetos, entre eles: a utilização do kahoot, de jogos educacionais on-line e até mesmo de bingos matemáticos ao vivo na versão on-line. A utilização do kahoot foi escolhida para propiciar ao aluno um modo divertido de ver a Matemática, a partir de perguntas elaboradas pelo próprio professor. 

Para as aulas, foram elaborados diversos desafios no estilo eliminatório, nos quais os alunos disputavam entre si, de forma saudável, enquanto demonstravam os conhecimentos adquiridos. O professor também criou diversas músicas usando o conteúdo abordado para que as aulas ficassem sempre dinâmicas. 

 

Lorayne Xavier Pedrosa (Professora de Biologia) 

A professora Lorayne, que dá aulas de Biologia para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, realizou diversos projetos durante a pandemia, entre eles: a criação de mapas mentais em grupos on-line em horários diferenciados com sua monitoria, de modo que sirva de material para revisão para a série que cursará o vestibular; e a separação dos alunos em salas simultâneas e on-line sob sua supervisão para debates. 

*Registros fotográficos feitos antes da pandemia (Arquivo Pio XII)

Também foram realizadas aulas ativas sobre o conhecimento de leis e sua importância e acerca dos poderes do Estado. Além disso, repassou o conteúdo passado para os alunos como um trabalho, em que cada um ensinava aos demais o tema de domínio selecionado pela apostila. 

De grande importância para o momento, a professora realizou debates sobre a Covid-19, fake news, leis, acessibilidade em vias públicas e outros assuntos. Em seguida, baseadas no que foi discutido, todas as turmas produziram textos.

*Registros fotográficos feitos antes da pandemia (Arquivo Pio XII)

 

Agradecimento

Relatamos muitas atividades incríveis e ainda tem muito mais. Agradecemos o empenho de todos os professores que acolheram e continuaram oferecendo o melhor ensino para cada aluno, fora e dentro de suas casas. A parceria das famílias que participaram das atividades propostas também foi fundamental. 

Nosso muito obrigado a todos da Família Pio XII.