A segurança em ambientes digitais nunca foi tão abertamente debatida como nos dias atuais. Os Direitos Digitais, cada vez mais elaborados, buscam regularizar os direitos básicos de liberdade de expressão e o acesso à informação dentro do ambiente digital, sendo uma extensão aos Direitos Humanos.
Hoje em dia o brasileiro passa, em média, 10 horas por dia conectado, em função de trabalho ou lazer. A partir disto, vemos o quão importante é o desenvolvimento deste campo do Direito, sendo tão relevante quanto as leis relacionadas ao mundo real, pois não é possível separar a forma de comunicação tradicional dos TIC’s (Tecnologia da Informação e Comunicação).
Para orientar os nossos jovens estudantes, o palestrante Lucas Melo demonstrou como funciona os direitos no ambiente digital e os possíveis crimes cibernéticos, visando a conscientização da seriedade deste assunto.
Lucas apresentou também as consequências geradas na vida de vítimas desses crimes, provando a real compatibilidade com os danos gerados por crimes no mundo físico.
Em um mundo cada vez mais conectado, a legislação tende a acompanhar este processo, e o nosso papel como cidadão é acompanhar e compreender as novas leis do Direito Digital.