Um dos objetivos do Colégio PIO XII é envolver o aluno com a realidade do nosso cotidiano, norteando-o para questões éticas, morais, ambientais, e outras em geral da vida em sociedade, ou seja, educar para a vida. E é com esse foco que proporcionamos aos alunos a Disciplina “Vida e Cidadania”, inserida na grade curricular do 6º, 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental, e ministrada pelo Professor Flávio Santos.
Em uma de suas últimas aulas, o Professor levou os alunos das três turmas a refletirem e a experimentarem as dificuldades de locomoção vivenciadas por um portador de necessidades especiais. Dentro da escola, os alunos andaram pelo pátio em cadeiras de rodas, e depois com os olhos vendados, e sentiram na pele os empecilhos encontrados para comprar um lanche na cantina, usar o sanitário, ir ao Laboratório de Informática e à Biblioteca, etc.
Os alunos perceberam que, apesar de o Pio XII possuir uma estrutura com adequada acessibilidade, o esforço da pessoa deficiente é muito grande.
E para complementar um pouco mais a aula, foi feito um teste sobre as condições que o portador de deficiência encontra nas ruas e a adequada acessibilidade que lhes é garantida em estabelecimentos em geral: os alunos fizeram o trajeto da escola ao banco, observando a estrutura da calçada e as entradas comerciais.
O resultado foi que o banco visitado – Banco do Brasil – está 100% apto para o acesso e o atendimento de um deficiente físico, mas as condições das ruas são muito desfavoráveis, além de muitos estabelecimentos não estarem preparados para receber esse público.
Ao final da aula, ficou patenteada a importância da solidariedade e da atenção voltada para essas pessoas, que precisam ser respeitadas como normais que efetivamente são, mas além disso devem ser merecedoras de tolerância e ajuda, eventualmente, e não de compaixão e restrições, como muita gente entende.
“Agradeço à Dona Thereza e ao Professor Flávio pela aula. Eu já sabia que a rotina de um deficiente físico era difícil, mas depois dessa experiência vejo que essas pessoas merecem os cumprimentos pela luta que enfrentam diariamente e por vencer as dificuldades do cotidiano de suas vidas”, afirma Paula Oliveira, aluna do 8º Ano.
Os alunos aceitaram muito bem a aula, participaram ativamente, e aprenderam a lição, mesmo os que têm amigos cadeirantes. Sabemos que todos nós estamos sujeitos a ter alguma deficiência física, portanto, sejamos humanos, e tratemos sempre o próximo da maneira como gostaríamos de ser tratados.
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