6º Ano descomplica o aprendizado da fotossíntese - Colégio Pio XII

Profª. Sigrid Valbão

O planeta Terra está localizado em uma área favorável e habitável do nosso Sistema Solar. A Terra tem algumas características que a tornam o único planeta do Sistema Solar capaz de abrigar formas de vida como as que conhecemos. Estas características são fundamentais para haver vida.

A distância que ocupa em relação ao Sol o coloca em uma área de conforto e temperatura ‘agradável’. Além disso, o fato de termos oxigênio em abundância e água nos três estados físicos também são fundamentais para a manutenção da vida e para a biodiversidade conhecida.

O Sol é uma grandiosa estrela responsável pelo pulsar da vida em nosso Planeta. Ele irradia sua energia, essa energia é absorvida pelos seres fotossintetizantes (principalmente algas e plantas), e esses convertem a energia em oxigênio, gás fundamental para os seres aeróbicos (que utilizam o oxigênio na respiração).

Para que os alunos do 6º Ano pudessem observar em tempo real o processo de fotossíntese, utilizamos uma planta aquática (Elodea sp) e, na presença de luz, percebemos o surgimento de bolhas de oxigênio, que se difundiram na água e se acumularam em um tubo de vidro. Ao final do experimento, havia uma grande bolha de oxigênio produzida pela pequena porção de planta aquática.
DSC03085Em nossa aula, os alunos entenderam que as vegetações dos ecossistemas terrestres e aquáticos são de fundamental importância, e que o processo da fotossíntese é vital para a ‘sobrevivência do planeta Terra’ e de toda forma de vida que nele se desenvolve.
DSC03058Clique aqui para ver mais fotos!