Fio condutor do Aluno - Colégio Pio XII

Fio condutor do Aluno

Manual do Aluno

BREVE DO COLÉGIO PIO XII

 

 

O Colégio Pio XII é uma Instituição mantida pela Sociedade Educacional Capixaba – SECA fundada pelo saudoso Professor Rachid Mohamd Chibib.

A história do Colégio Pio XII nasceu de um sonho, em 1990, lá na UVV, onde funcionou por aproximadamente 6 anos, oferecendo o Ensino Fundamental de 5ª à 8ª Séries e o Ensino Médio. Rapidamente foi conquistando espaço e passou a atender também aos “pequeninos” e aos interessados no Ensino Profissionalizante. Hoje, o Colégio integra o Sistema Educacional Pio XII, que oferece também o Ensino Superior, com a Faculdade Pio XII, localizada no Município de Cariacica.

Com o falecimento, em novembro de 1999, do incansável educador Prof. Rachid, a Presidência da Mantenedora foi assumida por sua esposa, Maria Thereza Villaschi Chibib, que juntamente com seus filhos não têm medido esforços para dar continuidade às obras educacionais deixadas pelo marido.

O Sistema Educacional Pio XII vem conquistando a cada ano maior credibilidade junto a pais, alunos e comunidade. Tudo isso graças a um ensino de alta qualidade, programas permanentes de reciclagem para os funcionários dos diversos setores, e um clima de respeito e amizade entre todos os segmentos.

O processo de melhoria contínua implantado pela nova administração a partir de 2000, o estreitamento permanente dos laços ESCOLA X FAMÍLIA X COMUNIDADE, e a consolidação progressiva da confiabilidade e credibilidade da Instituição levaram sua alta Direção a buscar o caminho natural da certificação de sua qualidade, o que ocorreu em dezembro de 2005, com a obtenção do Certificado Internacional ISO 9001:2000. Para se ter uma ideia da dimensão dessa conquista, em todo o país existiam, na época, apenas 75 escolas certificadas.

Afinal, como dizia o pensador, “As ideias não morrem. Elas apenas se aperfeiçoam e se atualizam”.

 

INTRODUÇÃO

 

Estamos iniciando o ano letivo e você faz parte da construção de uma história de sucesso que pretendemos continuar escrevendo em 2022. Para tanto, contamos com você como instrumento indispensável na conquista de nossos objetivos. Venha com toda sua força, determinação, garra, entusiasmo, criatividade, companheirismo, alegria e organização, acreditando que, juntos, poderemos muito mais.

 

TURNOS DE FUNCIONAMENTO

 

 

Ø  Educação Infantil:

– Vespertino – 13h15 às 17h45

 

Ø  Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano:

– Matutino – 7h30 às 12h

– Vespertino – 12h55 às 17h30

 

  • 6º ao 9º Ano – Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio:

– Matutino – 06h55 às 11h30 ou 6h55 às 12h20 – De acordo com  o horário.

 

  • Integral: 7h às 19h

Obs:  A família poderá optar – Consultar a secretaria.

– Por horário de entrada entre 7h e 9h;

–  saída a partir de 17h30.

 

  • Creche: 7h às 19h.

 

 

Pontualidade

 

Ø 1º e 2º Ano (Ensino Fundamental 1)

O aluno que chegar após os horários indicados serão encaminhados às salas de aula. Após dois atrasos consecutivos, a família será notificada.

 

Ø Do 3º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

O aluno que chegar após os horários indicados aguardará o sinal da 2ª aula e a família será informada, após o 3º  atraso do mês, o aluno ficará impedido de assistir as aulas do dia.

Ensino Fundamental 1 ao Ensino Médio:

Aquele que chegar após a 2ª aula do dia terá sua entrada vetada, perdendo inclusive atividades avaliativas.

OBS: Os casos especiais serão analisados pela coordenação do colégio

 

Toda saída antecipada do Colégio, em qualquer turno, só será permitida mediante apresentação de comunicado assinado pelos responsáveis, justificando o motivo. O comunicado deve ser entregue ao Coordenador Disciplinar.

 

 

 

Uniforme Escolar

 

O uniforme escolar tem o objetivo de identificar o nosso aluno, para sua maior segurança.

De uso OBRIGATÓRIO para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio,

inclusive      nas   atividades que   aconteçam   no   contra-turno ou extraclasse,  não  é  permitido o uso de complementos que o descaracterizem, como: boné, gorro, chapéu, chinelo, sandália, etc.

Ø Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental 1:

Uso  diário  /  Ed. Física

– Short–saia helanca / tacktel;

– Bermuda  helanca;

– Calça capri de tacktel;

– Blusa com manga / blusa sem manga;

– Tênis.

 

Ø 6º Ano do Ensino Fundamental 2 ao Ensino Médio:

Uso diário

  • Calça capri de tacktel;
  • Bermuda de tacktel;
  • Calça jeans azul escuro;
  • Blusa com manga;
  • Tênis.

 

 

 

  • Ed. Física
  • Blusa sem manga;

– Bermuda de helanca (meninas – somente nas aulas de Ed. Física);

– Bermuda de tacktel (meninos);

– Tênis.

 

Identidade Estudantil

 

É fornecida gratuitamente, no início do ano letivo. Em caso de perda, nova carteirinha será confeccionada, mediante solicitação na Secretaria e pagamento de taxa específica.

 

 

                            Doenças/Remédios

Em caso de doença infectocontagiosa constatada, ou em caso de suspeita, o aluno deve permanecer em casa e comunicar ao Colégio. Em caso de ausência prolongada, os pais ou responsáveis devem apresentar atestado médico para o Coordenador Disciplinar.

Em caso de febre, por uma questão de conforto e segurança, o aluno não deve comparecer à Escola.

Caso o aluno de Maternal ao 5º Ano do Ensino Fundamental 1 necessite fazer uso de medicamentos, no horário em que esteja no Colégio, a família deverá encaminhar na caixa do medicamento o nome da criança, o ano, a dosagem e o horário em que deve ser ministrado, com uma observação na agenda escolar. O remédio deverá ser entregue ao Coordenador Disciplinar, ou à Professora do Período/Ano. Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamenta 2 ao Ensino Médio que necessitem regularmente de medicamentos deverão trazê-lo de casa, nas mesmas condições.

 

OBS: Em caso de acidentes com os alunos que requeiram atendimento médico-hospitalar de emergência, será prioritariamente comunicado as famílias caso a mesma não seja localizada o aluno (a) será encaminhado(a) aos profissionais médicos ou instituição indicada pela família através da ficha individual. Caso não tenha sido indicado a escola reserva-se no direito de escolher os profissionais médicos ou instituição hospitalar.

 

DIREITOS DO ALUNO

  • ser respeitado em sua condição de ser humano, usufruindo de igualdade e atendimento;
  • participar das aulas e demais atividades promovidas pelo Colégio;
  • solicitar explicações aos professores e aos demais funcionários, sempre que julgar necessário;
  • utilizar as instalações e os recursos materiais oferecidos pelo Colégio;
  • tomar conhecimento da verificação do rendimento escolar e dos resultados obtidos em provas, trabalhos, (médias e frequência), sempre que julgar necessário;
  • solicitar revisão de provas no prazo d e 48h

 

 

DEVERES DO ALUNO

 

  • respeitar as normas disciplinares da Instituição;
  • ser assíduo e pontual;
  • cumprir as tarefas escolares, submeter-se às avaliações e aos trabalhos propostos pelos professores;
  • solicitar prévia e expressa autorização da Direção para realizar coletas e subscrições, dentro ou fora do Colégio, usando o nome do mesmo;
  • comparecer e participar de todas as atividades culturais, comemorativas, esportivas, extracurriculares e cívicas para as quais for solicitado;
  • trazer diariamente a agenda, bem como todo o material didático necessário para as práticas escolares do dia;
  • respeitar a autoridade da Direção, da Supervisão, da Coordenação, dos Professores e dos demais funcionários, cumprindo suas determinações;
  • apresentar-se diariamente com o uniforme completo, estabelecido pelo Colégio;
  • não ausentar-se da sala de aula, durante a troca de Professores;
  • co-responsabilizar-se pela conservação do ambiente escolar e de todos os materiais de uso coletivo, responsabilizando-se, junto com seus responsáveis legais, por todos os danos causados;
  • indenizar os prejuízos que tenha causado a colegas, funcionários ou ao estabelecimento de ensino;
  • requerer a 2ª Chamada das avaliações a que tenha faltado por motivo justo, e em conformidade com o Regimento Escolar;
  • respeitar os colegas e não participar de atos de rebeldia:
  • ausentar-se do Colégio ou das atividades sem autorização de quem de direito;
  • portar objetos nas aulas, tais como: celulares, MP3, MP4, jogos eletrônicos, máquinas fotográficas, ou outros, pelos quais o Colégio não se responsabilizará em caso de perda ou danos;
  • ter posturas inadequadas (namoro, uso de palavras de baixo calão);
  • promover ou realizar festas na Escola, sem autorização prévia, e assumir atitudes desrespeitosas como jogar ovos, farinha de trigo, talco, etc;
  • usar boné, gorro, chapéu, chinelos, etc, nas dependências do Colégio, mascar chicletes, balas ou lanchar em sala de aula;
  • utilizar-se de meios fraudulentos para obter resultados favoráveis nas avaliações, sabendo que, caso seja surpreendido em tal situação, sofrerá as consequências pelo seu

Infrações Graves

 

  • Desrespeitar, ofender, provocar com palavras, atos ou gestos os colegas, professores e funcionários do Colégio.
  • Agredir fisicamente e/ou moralmente colegas, professores ou qualquer membro da Instituição.
  • Pegar sem autorização ou danificar objetos pertencentes a colegas, ao Colégio, a professores e a funcionários.
  • Fumar nas dependências do Colégio.
  • Trazer para o ambiente escolar, bem como para as atividades extra classe promovidas pelo Colégio: bebidas alcoólicas, substâncias tóxicas e/ou psicotrópicas, materiais inflamáveis ou qualquer tipo de objeto que represente perigo para si e para a comunidade.

MEDIDAS DISCIPLINARES

 

As regras existem para que possamos aprender a conviver em comunidade. Caso descumpridas serão aplicadas as seguintes medidas disciplinares:

I   –   ADVERTÊNCIA   ORAL;
II  – 1ª  ADVERTÊNCIA  POR ESCRITO;
III  – 2ª ADVERTÊNCIA POR ESCRITO  E COM CONVOCAÇÃO DA FAMÍLIA;
IV   –   SUSPENSÃO DAS AULAS;
  • Em caso de falta grave, como agressão verbal ou física (a colegas, professores ou funcionários), ou algum ato que seja julgado grave pela equipe pedagógica, o aluno será suspenso das aulas por tempo determinado pelo setor pedagógico e mediante assinatura da Direção. A família deverá ser comunicada e o aluno cumprirá o período de suspensão em casa, participando de atividades pré-determinadas, assumindo as perdas pedagógicas do período.
  • – TERMO DE COMPROMISSO
  • Caso haja reincidência em atitudes incompatíveis com o ambiente escolar, os responsáveis e o aluno serão convocados, juntamente com um representante da área pedagógica e a Direção, a assinar um Termo de Compromisso, sendo notificados de que, caso não haja mudança de comportamento do aluno, esse terá sua matrícula cancelada.
  • – CANCELAMENTO DE MATRÍCULA.

Obs.: Quaisquer das medida disciplinares arroladas poderá ocorrer a qualquer tempo, por indisciplina com agravantes que justifiquem o ato.

 

Importante: Toda e qualquer ocorrência será comunicada aos pais por e-mail.

 

 

AVALIAÇÃO

 

  • Os alunos da Educação Infantil até o 1º Ano do Ensino Fundamental serão avaliados por um método descritivo trimestral, elaborado a partir dos objetivos trabalhados nos aspectos cognitivo, afetivo, social e

•    O 1º Ano do Ensino Fundamental 1 terá momentos de avaliação a partir de instrumentos variados, tendo como registro Relatórios Trimestrais elaborados a partir do desenvolvimento do aluno, contendo seus avanços e dificuldades a serem trabalhadas.

  • Os alunos  do  2º  ao  5º Ano do      Ensino Fundamental 1, além das avaliações formais, terão um relatório descritivo trimestral de seu desenvolvimento (cognitivo, afetivo e psicossocial).

 

  • Do 6º Ano ao Ensino  Médio  os alunos serão avaliados a partir de trabalhos formais (provas), atividades individuais ou coletivas, participação em atividades desenvolvidas em classe, extraclasse, entre
  • O Ensino Médio fará simulados ao final de cada trimestre, contendo 3 (três) questões de cada disciplina (Ling. Portuguesa, História, Geografia, Química, Física, Biologia, – que corresponderão ao valor de (6,0)

 

Seguem-se os valores dos instrumentos avaliativos para o ano de 2017:

 

ENSINO FUNDAMENTAL 1(2º ao 5º ano)
Trimestre Valor total 1ª aval. 2ª aval. Trabalhos

Cooperativos

Rendimento Mínimo(60%)
T1 T2
30 12 14 1 3 18
30 12 14 1 3 18
40 16 18 2 4 24
Total 100 60

 

ENSINO FUNDAMENTAL 2  E ENSINO MÉDIO
Trimestre Valor total 1ªaval.    2ª aval. Trabalhos

Cooperativos

Rendimento Mínimo(60%)
  T1   T2
30 10 12 2 6

 

18
30 10 12 2 6 18
40 14 16 4 6 24
Total 100 60

 

PROVAS DE 2ª CHAMADA

 

Constitui direito do aluno realizar a avaliação de Segunda Chamada, seguindo os procedimentos adotados pelo Colégio, em datas e horários estabelecidos, conforme calendário escolar e mediante pagamento de taxa estipulada para esse fim, por disciplina, para o aluno que esteja enquadrado nos casos específicos em conformidade com o Regimento Escolar.

O aluno ou o seu responsável deverá requerer a Segunda Chamada, na Secretaria do Colégio, no prazo de até 72h antes da aplicação da prova, conforme calendário, junta- mente com documentação comprobatória.

 

 

 

Com a apresentação de atestado médico o aluno estará isento da taxa estabelecida pelo Colégio.

 

 

Não haverá prova de 2ª Chamada para atividades e provas de Recuperação.

 

 

RECUPERAÇÃO

 

 

  • RECUPERAÇÃO PARALELA

Recuperação de conteúdos será realizada durante todos os trimestres letivos, sob a orientação do Professor de cada disciplina.

 

  • RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL

Será feita através de atividade avaliativa (prova), com o valor total do trimestre, conforme calendário específico do Colégio, (1º e 2º trimestre).

A nota referente à avaliação da Recuperação Trimestral será atribuída ao trimestre letivo, podendo o aluno alcançar até a (dia estipulada para o período (60%), prevalecendo a maior nota. Nesta modalidade de recuperação o aluno participará obrigatoriamente dos Plantões Tira- Dúvidas.

 

 

 

 

  • RECUPERAÇÃO FINAL

Oferecida ao final do ano letivo (fim do terceiro trimestre), aos alunos que não conseguiram alcançar média mínima de 60 % (sessenta por cento) na contagem dos três trimestres, conforme calendário do Colégio. Esses alunos deverão participar de uma avaliação com todo o conteúdo estruturante do ano letivo.

O valor atribuído à Recuperação Final será de 100 (cem) pontos.

 

 

 

BOLETIM ESCOLAR

 

É um documento da família, sendo entregue na Reunião de Pais ao final de cada trimestre, a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental.

As notas poderão ser acompanhadas online  pelo site, mediante login passado para o aluno/famílias no início do ano letivo.

O boletim deverá ser assinado pelo responsável e entregue à Coordenação Disciplinar.

 

  PROMOÇÃO DO ALUNO

 

 

  • Educação Infantil e 1º Ano do  Ensino Fundamental

Para efeito de promoção do aluno, será considerado todo o processo de desenvolvimento individual, acompanhado durante todo o período letivo, tendo por base a Proposta Pedagógica e os objetivos do Colégio, analisados no Conselho de Classe.

  • 2º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Serão promovidos os alunos que obtiverem frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas anuais, e resulta- do das notas em cada disciplina igual ou superior a 60% do total. Esse resultado será obtido através da soma das notas dos três trimestres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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