Este é um Projeto da nossa Presidente Mantenedora, Mª Thereza V. Chibib, que este ano está sendo desenvolvido pela Pedagoga Supervisora Thereza Flores e pelas Professoras Lorayne Pedrosa e Sabrina de Oliveira.

O grande objetivo do “GÊNEROS: DIFERENÇAS QUE SE COMPLETAM” é evidenciar as diferenças hormonais, sociológicas, antropológicas e culturais que existem entre os gêneros, e trabalhar a riqueza que isso pode e deve trazer em todo e qualquer tipo de relacionamento humano, numa perspectiva mais ampla. Dessa forma, também se cultivará a tolerância entre pessoas de sexos diferentes, e se evidenciará como essa interação poderá propiciar uma convivência mais agradável, harmônica, querida e feliz, com os nossos alunos respondendo melhor a possíveis situações desafiadoras com as quais eles habitualmente não sabem lidar naturalmente, e fazendo-os mais pacientes, tolerantes e compreensivos com o gênero oposto, o que sem dúvida haverá de facilitar muito o diálogo e o respeito.

Este Projeto, que consideramos de extrema importância, foi trabalhado em 2016 com as turmas de 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental II e as turmas 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio, com o apoio da Professora de Ciências e Biologia, Lorayne Pedrosa, que aproveitou o conteúdo programático sobre o aparelho reprodutor masculino e o feminino, como base e start para implantar o Projeto.

A turma do 8º Ano, nas aulas de Ciências, organizou-se para uma apresentação teatral que evidenciava como as diferenças são tratadas atualmente e como deveriam ser.

Já na 2ª Série do EM, a Profª Lorayne propôs para os alunos uma atividade que tinha como objetivo cada aluno escrever uma carta anônima para um colega do gênero oposto, escolhido aleatoriamente, reconhecendo as qualidades de cada gênero e evidenciando isso com atitudes do(a) colega no cotidiano.


Tanto a apresentação teatral quanto a entrega das cartas foram realizadas na última 3ª feira/25, quando tivemos um momento especial na nossa quadra poliesportiva, e ambas as apresentações arrancaram aplausos de toda a comunidade escolar presente.

Vale lembrar que no Colégio Pio XII não é permitida qualquer tipo de discussão ou consideração relacionada à opção sexual dos alunos e demais integrantes da comunidade escolar, o que definitivamente nada tem a ver com o projeto em pauta.
Clique aqui e confira todas as fotos do Projeto.


