Os alunos do 7º Ano passaram o ano inteiro estudando sobre os seres vivos e seus filos, com a Professora de Ciências, Lorayne Pedrosa, e esse conhecimento foi concretizado durante uma visita pedagógica à Escola da Ciência, localizada no Sambão do Povo, em Vitória – ES.

A Escola conta com monitores que dividiram os alunos em duas turmas distintas, priorizando o aprendizado e a atenção deles.

A turma do 7º Ano fez o roteiro de ecossistemas, onde puderam conferir aquários marinhos e suas particularidades, os animais que lá viviam, as algas, e, também, ousaram em identificar os seus fatores abióticos (ou fatores físicos), algo que foi estudado dentro de sala junto à Professora.

Logo em seguida, contrastaram essa simulação do fundo do mar com um aquário de água doce, onde os alunos puderam ver uma fauna completamente diferente da anterior.

A professora fez uma pausa em cada um desses aquários e recordou a matéria vista em sala de aula, o filo de cada um dos animais (como moluscos, cnidários, e peixes) e suas particularidades, para que os alunos pudessem reforçar o aprendizado e reconhecer mais de pertinho a teoria estudada.

Os alunos seguiram para uma área que simula o manguezal, e descobriram que esse é um ecossistema costeiro de transição do meio terrestre e aquático, com características muito distintas. Para não restar dúvida, a Professora e os monitores identificaram os principais manguezais da Grande Vitória através de um mapa existente no local.

Em seguida, todos seguiram para um outro aquário e a turma conheceu os animais bioindicadores, como os mexilhões e ouriços-do-mar, que são afetados diretamente quando o ambiente está alterado. Nesse aquário, os alunos identificaram uma estrela do mar sofrendo a regeneração, que é uma característica super interessante de se ver! E nessa mesma sala, havia uma bicicleta incrustada retirada do mar, e ossos de baleia; além de pinguins empalhados.

Os monitores e a Professora explicaram o motivo de todos os anos o Espírito Santo receber visitas dessas aves, e de onde elas vêm. Os alunos tiveram instruções de como proceder caso vejam um pinguim na praia, e aprenderam que de forma alguma devem colocá-los em algum recipiente frio, mas pelo contrário, enrolá-los em uma manta. (Vocês sabiam disso?)

Quase no final, os alunos foram a uma simulação com animais taxidermizados da Mata Atlântica e da Restinga, ecossistemas presentes no nosso Estado. Os monitores fizeram questão de ressalvar a importância da preservação desses locais, e que sem eles milhares de animais não teriam seu habitat.
No final da aula de campo, os monitores levaram os alunos para a sala de projeção e mostraram um vídeo sobre educação ambiental, além de falarem sobre o primeiro aniversário do ocorrido com o Rio Doce, além de explicarem um pouco do que houve na cidade de Mariana – MG e da atual situação da região, além das consequências para o Estado do Espírito Santo.

Os nossos aprendizes foram extremamente participativos e elogiados pelos monitores, por serem uma turma muito curiosa e inteligente. Todos gostaram bastante da visita pedagógica, por verem ao vivo e em cores o que eles estudaram em sala de aula e no nosso Laboratório de Ciências.
Assim, realmente, fica mais interessante e fácil adquirir mais conhecimento.
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