Momento Cívico faz alusão ao Dia Internacional da Mulher - Colégio Pio XII

Notícias

No domingo, 08 de março, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher. A celebração da data teve surgimento no início do Século XX, quando operárias de fábricas da Rússia e dos Estados Unidos iam às ruas, lutando pela igualdade de direitos. Desde então, o dia tornou-se símbolo da resistência feminina na busca de acabar com as disparidades existentes entre gêneros, não só no mercado de trabalho, mas também no cotidiano.

E foi trazendo essa história para a nossa realidade que a psicopedagoga Renata Oliveira discursou no Momento Cívico com as turmas de Ensino Fundamental II e Médio. Nele, ela informou sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas do sexo feminino na sociedade, e exemplificou situações que podem ser corrigidas através de pequenos atos.

Para completar a presidente mantenedora do Colégio, Maria Thereza Villaschi Chibib, alertou sobre a necessidade de mudar a mentalidade de pessoas que ainda reproduzem pensamentos ultrapassados,  que não cabem em uma sociedade moderna.

No período vespertino, o Momento Cívico ficou por conta dos alunos do 4º ano B. Um teatro foi apresentado, demonstrando um pouco da realidade vivida por mulheres ao redor do mundo. A professora Penha Pompermayer acrescentou informações sobre os casos de machismos recorrentes no dia a dia, e a importância de cumprirmos com nosso papel na sociedade.

Por fim, no encerramento de cada Momento Cívico, as alunas ganharam um gesto em forma de lembrança, com um bombom de parabenização pelo dia.


Além disso, a professora Maria Ângela Balbino preparou com a turma do 1º ano A uma lembrança para a mulher mais importante de cada um.

Já os alunos do 1º ano B, além de produzirem a lembrança com a professora Chimene Moreira, deixaram um recado especial para aquelas que são as mais importantes na vida dos pequenos.