HEMOES promove Ação Cidadã no Colégio Pio XII - Colégio Pio XII

Notícias

Aconteceu ontem, 29, uma ação cidadã promovida pelo HEMOES em parceria com o Colégio Pio XII. Durante o dia, o nosso espaço foi cedido para a coleta de sangue voluntária. A ideia surgiu pelo Jorge Amorim, avô do nosso aluno Miguel Carone. Ele foi o idealizador da ponte entre o hemocentro e a direção escolar, que aprovou e acolheu a ideia.

Recentemente, enviamos para toda a comunidade escolar um e-mail informativo avisando da coleta para que as famílias pudessem se programar. Para isso, os interessados em realizar a doação precisavam agendar um horário específico.

Durante todo o dia, o colégio ficou disponível para a realização de doações. Segundo a enfermeira Isabela Gandine, responsável pela ação de coleta externa, essa é uma medida do hemocentro para se aproximar da população e facilitar o acesso. Ela pode acontecer de duas formas: pelo ônibus comunitário, em lugares em que não há disponibilidade de espaço, ou através da cessão de um espaço, como realizado aqui.

O estoque dos bancos de sangue caiu consideravelmente desde março, devido à pandemia de coronavírus. Apesar de um leve crescimento a partir de julho, o volume ainda está longe de atingir o ideal. Dessa forma, ações de coleta externa são de extrema importância para manter a quantidade dentro dos padrões ideais. Os sangues do tipo O são os mais escassos.

Pela praticidade, alguns de nossos colaboradores também se mobilizaram para a doação. Esse foi o caso da professora Jacitara Figueiredo, nossa querida tia Jô. Ela, que já é doadora há 30 anos, teve a sua iniciativa pela primeira vez quando ainda morava no Mato Grosso do Sul e um grave acidente aconteceu numa rodovia. Desde então, ela parou apenas após a maternidade. Hoje, ela doa a cada seis meses.

A coordenadora da Creche Pio XII, Priscila Lamborghini, também contou que se sente bem em ajudar ao próximo em ações tão simples. Em casa, ela também incentiva a família a seguir o exemplo.

As doações podem ser feitas no hemocentro de Vitória, localizado em Maruípe, todos os dias de 07h às 18h20. No hemocentro da Serra, localizado no Hospital Dório Silva, as coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, de 07h às 15h20. É preferível que seja feito o agendamento de horário pelo telefone (27) 3636-7920, ou pelo e-mail hemoes.agenda@saude.es.gov.br. No entanto, também acontecem os atendimentos espontâneos (sem agendamento).

A enfermeira Isabela reforça a necessidade da doação diária, pois o sangue tem um prazo de validade para ser utilizado. Assim, é preciso que sempre haja a renovação, principalmente daqueles considerados doadores universais.