Psicomotricidade é trabalhada com os alunos do Integral - Colégio Pio XII

Em algumas escolas o conceito de psicomotricidade infantil é associado somente ao movimento do corpo, mas nós sabemos que ele vai muito além disso. Na verdade, a psicomotricidade envolve também questões de emoção e raciocínio da criança. Nossos pequenos tendem a descobrir o mundo por meio de seus corpos, sobretudo nos primeiros anos. E essa é sempre uma experiência muito rica!

Nós entedemos que a psicomotricidade está fortemente ligada ao desenvolvimento infantil, em especial quando consideramos o corpo enquanto instrumento de aquisição cognitiva. Assim sendo,  a psicomotricidade ajuda a trabalhar a esfera afetiva, intelectual e motora da criança, o que favorece um desenvolvimento muito mais assertivo e completo.

Principalmente nos cinco primeiros anos de vida, as habilidades psicomotoras devem ser estimuladas, visto este ser o momento mais relevante para aquisições físicas, emocionais e intelectuais da criança. Resumidamente podemos afirmar que na Educação Infantil, é fundamental que a instituição inclua essa esfera no planejamento das aulas e das atividades. Olhem nessas fotso como nossos pequenos se mostraram interessados em compreender melhor seus movimentos, a noção de espaço e de seu próprios corpinhos, além de desenvolver com mais facilidade noções como respeito ao próximo e ao ambiente no qual vive. Uma delícia de aula em nosso pátio!

lucasepriscila.com.br