Sabemos da importância da aula de campo em todas as disciplinas. Nos conteúdos trabalhados nas aulas de Geografia, por exemplo, um dos objetivos é proporcionar aos alunos, a partir da vivência, que eles se tornem mais críticos e participativos no meio em que vivem, entre outros. A aula de campo tem a possibilidade de acabar com o conceito de que estudar é uma coisa chata e cansativa, a partir da oportunidade de oferecer aos alunos uma aula dinâmica, “viva”, de observação fora das paredes da sala, fomentando novos conhecimentos a partir do olhar, do viver, do estar presente no ambiente, bem ao jeito “ver para crer”. E foi dessa forma que aconteceu a nossa saída pedagógica para o Zoo Park da Montanha.
Os alunos do 2º ao 5º Ano , acompanhados da Coordenadora Raquel Faioli e das professoras Penha Pompermayer, Maghdielly Mombrini, Dyana Braga, Maianny Bergamin e Ranieli Alves. conheceram esse que foi o primeiro zoológico do nosso Estado, localizado no distrito de Rio Fundo, município de Marechal Floriano, e que comemora o seu primeiro aniversário em setembro.
Todos se encantaram com o grande viveiro de pássaros, onde o grupo pode entrar e se aproximar das aves, depois das orientações de se manter disciplinados com os animais, não alimentá-los, e manter silêncio para não alterar a rotina das aves, embora saibamos o quanto esses bichinhos gostam de carinho.
Houve um momento em que afoito papagaio tomou a iniciativa e se aproximou um pouco mais dos alunos e dos professores, e até pegou carona no ombro do aluno Cesar Meneghini. Não é permitido tocar nos animais, mas será que alguém disse isso para o “louro”?!
Segundo a nossa guia no zoo, os animais têm amplos espaços de vivência e o zoológico conta com cerca de 500 animais de 11 países. São mais de 100 espécies, entre mamíferos, aves e répteis. Os animais que chamaram mais a atenção dos visitantes foram o lobo-guará fêmea, apelidado de Ana Hickmann, e o casal de onças pintadas, Zagaia e Café. Foram vistos também macacos, veados, cervos, cobras, antas e dezenas de espécies de aves, além do lindo e garboso leão Sansão.
Você não pode imaginar a euforia da meninada (e das professoras também!). “Selfies” com Sansão foram uma das mais difíceis tarefas, mas não fiquem surpresos…eles conseguiram!!
Foram muitas experiências maravilhosas, mas não podemos deixar de registrar a visita ao Sitio da Família Lorenção, especializada em Socol (um antepasto especialíssimo), tomate seco e muitos outros produtos fabricados na propriedade.
Não tem como realizar essa visita sem ganhar uma abraço pra lá de carinhoso da Tia Cacilda, como ela é conhecida na região. Ela relatou que aprendeu a fazer o original Osso Collo com a avó, que veio da Itália.
Nossos alunos sentirão saudades, mas sabemos que o Pio XII dará a eles a oportunidade de vivenciar muitas outras aulas de campo tão interessantes e proveitosas quanto esta. Então, quem sabe, voltaremos a encontrar a tia Cacilda com outras turmas, nos próximos anos!?!
Clicando aqui você confere todas as fotos tiradas nessa impressionante aula de campo!