Alunos da Creche têm dia de Contação de História especial - Colégio Pio XII

A Contação de Histórias é um recurso muito usado na Educação Infantil.Ela é tão importante que hoje cursos são ofertados para que cada vez mais os professores aperfeiçoem essa forma de estimular as crianças. Nós sabemos que a linguagem oral é a forma de comunicação mais antiga, muito anterior à escrita. Ela tem um papel importante no desenvolvimento cultural e cognitivo, contribuindo também para a construção do pensamento crítico.

Em cada momento de Contação de Histórias nossos pequenos são levados a diferentes mundos, vivenciamos outras vidas e experimentamos todo tipo de emoção. Uma narrativa envolvente prende a atenção, ainda mais das crianças, que possuem criatividade e capacidade de imaginação aguçadas nessas faixa-etárias. Não podemos deixar de mencionar a inteligência emocional e social. Poucos recursos são tão eficazes na transmissão de ensinos sobre empatia e compreensão aos estudantes quanto as histórias.

Nós sabemos que ensinar a partir da Contação de História e seus benefícios não é novidade na neuroeducação. Afinal, esse recurso sempre foi utilizado como ferramenta de ensino, mesmo que no passado isso acontecesse de forma intuitiva. O que achamamos importante é que uma das principais aplicações das histórias está relacionada ao ensino de virtudes e a construção de caráter, vide as fábulas e contos de fadas, em que o bem sempre vence o mal.

Quando não são usadas com estes objetivos, o foco é o uso adequado da língua e do vocabulário, coerência nos textos, capacidade de síntese e clareza, bem como criatividade, curiosidade, imaginação e comunicação. Contar fábulas na sala de aula oferece uma série de benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. Além de torná-lo mais eficaz, justamente por prender a atenção dos pequenos, as histórias são excelentes recursos para ensinar sobre diferentes realidades, culturas e religiões.

Com essas premissas em mente, a professora Elisângela Corsini, a tia Lili, preparou um momento de Contação de Histórias super especial para seus pequenos. Nesse dia, cada aluno pode vir à escola fantasiado – usando seus temas favoritos – e podiam interagir com a educadora no momento da Contação de História, tornando tudo mais interativo e divertido. Nossos alunos da Creche sempre derretem o nosso coração de fofura e nos fazem apreciar os momentos que temos com eles. Dessa vez não foi diferente!