Parceria Família x Escola: Lanchinhos divertidos alegram a garotada - Colégio Pio XII

Notícias

Fazer seu filho comer frutas, legumes e pães integrais pode ser mais fácil do que você imagina.
lanchinhos_min_dffddfca-1046406Na reportagem tirada do Gazeta Online a nutricionista do Ginga, Flávia Pereira Pôncio, explica que apresentá-los em forma de flor ou de carinhas torna a refeição mais alegre e divertida. “Faz parecer uma brincadeira, por mais sério que seja o assunto”, conta.

Mas ela alerta: brincar com a apresentação do prato não significa esconder algum tipo de alimento. O objetivo não é enganar a criança, mas, sim, incentivá-la a provar novos sabores.

“Crianças pequenas, de 5 ou 6 anos, estão na fase de estímulos primários. Elas são atraídas por cores, formas, novidades. Nessa fase, os pais podem proporcionar novas experiências gastronômicas para seus filhos, apresentando os diferentes sabores dos alimentos”, diz Flávia.

E para os filhos comerem bem, não basta criatividade. É preciso também exemplos. “Criar bons hábitos desde bebê é essencial, mas sem dar o exemplo não vale muita coisa. Portanto, para incentivar as crianças a comerem bem, os pais têm que acompanhá-los na alimentação”, lembra.

Mas a apresentação do prato pode ser uma ótima maneira de começar. A bióloga Raquel Gomes Santos de Souza, 41 anos, presenciou isso. Ela levou as sobrinhas Júlia e Ester, de 9 e 6 anos, para aprender as receitas em uma oficina gastronômica divertida. Foi um sucesso!

“Elas comeram tudo e gostaram bastante. A Ester nem quis lanchar na praça de alimentação porque disse que o prato que ela fez era mais natural”, conta.

Se quiser conhecer algumas dicas para preparar um prato alegre e suculento, clique aqui!