1ª Série do EM faz visita pedagógica à Polícia Federal - Colégio Pio XII

O momento de escolha profissional dos jovens é uma etapa delicada e que deve ser tratada com bastante cuidado pela família e pelo colégio. Nós entendemos que para um estudante do Ensino Médio saber o que quer profissionalmente envolve uma mistura de sentimentos, que devem ser levados com tranquilidade.

A verdade é que muitos já chegam no Ensino Médio preocupados com o Enem e suas escolhas profissionais.  Nós entedemos que a preocupação em se preparar, de maneira técnica, para os vestibulares e  o Exame Nacional já é bastante desgastante. Então defendemos que o fato de escolher para si uma profissão não precisa gerar no jovem ainda mais stress.

Nós acreditamos que essa fase da escolha profissional deva ser uma etapa de autoconhecimento, aprendizado e descoberta de um futuro de sucesso,  por isso procuramos os orientar da melhor forma possível. Afinal, muitas são as dúvidas e questionamentos ao escolherem um curso como o status social dessa profissão, se ele será bem sucedido em sua escolha, se o curso selecionado é muito difícil e se o mercado para esta área está aquecido.

Nossos estudantes também pensam em como suas aptidões e habilidades que irão ajudá-los na hora de fazer um curso que irá construir seu futuro profissional.  Um outro ponto digno de nota é que além das questões individuais da escolha do curso, os jovens também sofrem com influências externas, como a pressão social, a expectativa e prospecção dos pais em relação a eles.

Para os ajudar nesse calendoscópio de emoções  nós trabalhamos algumas disciplinas afim de preparar nossos estudantes para a vida adulta, como é o caso do “Projeto de Vida”, onde orientamos o planejamento do futuro de nossos alunos os levando para conhecer um pouco da rotina de cada profissão em saídas pedagógica.

Desta vez foi nossa  turma da 1ª Série do Ensino Médio que fez uma visita pedagógica à Superintendência da Polícia Federal para conhecerem melhor o funcionamento e estrutura deste setor profissional, o que trouxe muitas informações sobre essa função e despertou ainda mais o interesse dos que já se identificam com a carreira militar.