1º Ano B "borrifa amor" pelo pátio do colégio - Colégio Pio XII

Nós sabemos que é na primeira infância que as bases da cognição afetiva são construídas. Auxiliar as crianças no no gerenciamento das emoções e sentimentos é contribuir para a constituição de um adulto intelectualmente e emocionalmente mais preparado para enfrentar os desafios da vida. Cientes disso, nosso colégio é um espaço que não é composto, apenas, por conteúdos acadêmicos, possuindo papel central na construção da inteligência emocional do aluno.

É entre os 0 a 5 anos de idade, período denominado primeira infância, que os pequenos constroem suas bases de cognição, sejam elas motora, ética, social ou emocional. Segundo Jean Piaget (1896-1980), o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia, a comunicação emocional existe desde os primeiros meses de vida, expressada pelo sorriso e o choro, por exemplo, enquanto a fala não se desenvolve.

O estudioso afirma que o sujeito é composto de desenvolvimento cognitivo e afetivo como sendo dois pontos inseparáveis. Nesse sentido, a afetividade na educação infantil colabora na constituição de um ser humano íntegro e com maior competência emocional para resolver conflitos e enfrentar os desafios da vida. Já Vygotsky (2003), afirma em seus estudos, que a afetividade existente entre o professor e o aluno é algo fundamental para a construção de conhecimento em ambiente escolar.

Aqui temos orgulho das relações existentes entre nossos docentes e nossos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. E de todo o trabalho que desenvolvemos nesse sentido para ajudar a desenvolver em nossos alunos sentimentos posisitivos que os tornarão cidadão melhores. E reconhecemos que somos bem sucedidos também nesse aspecto da Educação. Para ilustrar a importância dessa premissa, trazemos o Projeto “Borrifando Afeto”, desenvolvido pela professora Maria Ângela com seus alunos do 1º Ano B.

O projeto foi desenvolvido durante todo o ano letivo, onde os alunos estudaram sobre a importância da amizade, sobre praticar boas ações, alegrar o dia de alguém com um sorriso, com uma palavra de conforto, de carinho. A proposta da professora foi que toda vez que os seus alunos faziam uma boa ação em casa, na rua ou na escola eles escreviam no papelzinho e colocavam dentro de um borrifador. E para encerrar esse projeto lindo e necessário, os estudantes foram para o pátio do colégio e abordavam as pessoas que passavam por eles, borrifando um pouquinho de amor por elas. Uma lindeza de projeto cujo encerramento foi uma farra! Confiram as fotos: