1º Ano B realiza atividades para refletir sobre o Dia da Consciência Negra - Colégio Pio XII

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Foi nessa mesma data, há 327 anos, que o líder do Quilombo de Palmares, Zumbi, foi morto. Por isso a escolha do dia. Para representar a trajetória de uma pessoa que lutava contra a escravidão e a desigualdade. Mas, qual a importância de falar sobre esse tema na Educação Infantil?

Primeiro para que todos os alunos aprendam a ter respeito às diferenças e aprenderem que somos todos iguais. Um outro fatos importante é que eles também aprenderam um pouco sobre a história e cultura do povo negro, visto que segundo o IBGE a maior parte da população brasileira é composta por pretos e pardos. Então é preciso que as crianças também se vejam representadas não só no ambiente escolar, mas em livros, revistas, propagandas, etc.

Os alunos do 1º Ano B, orientados pela professora Maria Ângela Balbino, realizaram diversas atividades sobre o Dia da Consciência Negra com o objetivo de promover a igualdade entre as diferentes raças que habitam o Brasil. E, em uma parceria com o tio Robson foi trabalhado também a expressão corporal. Para finalizar os alunos escreveram dentro da bandeirinha o mundo que desejam ter para um futuro cheio de igualdade e respeito para todos.

Segundo a professora Mariângela Balbino durante a semana foram realizadas aulas de muito aprendizado sobre o tema, com destaque para o líder negro brasileiro Zumbi dos Palmares. Hoje a História reconhece que ele foi um líder negro que atuou fortemente contra o sistema escravista e na busca pela liberdade de seu povo. A data é ensinada nas escolas com o objetivo de promover reflexões acerca do reconhecimento da luta e resistência dos negros ao longo da história do Brasil. Todo o trabalho realizado pela professora foi feito com uma linguagem que nossos pequenos entedessem e pudessem aplicar no seu dia a dia. Lindo demais!